Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
![]() | ![]() |
A Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits) está lançando seu Núcleo de Pesquisa, Estudos e Formação (Nupef). A intenção do novo núcleo, como o próprio nome diz, é realizar pesquisas e estudos sobre assuntos relativos ao terceiro setor e, a partir do conhecimento produzido, formar pessoas para que tenham melhor desempenho em suas atividades no setor social, principalmente nos espaços dedicados ao uso de tecnologias de informação e comunicação.
“Queremos reunir a parte prática das organizações da sociedade civil, que é a realização de projetos, com a reflexão teórica sobre seu trabalho e área de atuação e ainda aproveitar para disseminar o que produzimos”, diz Graciela Selaimen, coordenadora de Projetos Especiais da Rits e coordenadora executiva do novo núcleo. A coordenação acadêmica fica a cargo de Carlos Afonso, diretor de Planejamento e Estratégia da Rits.
O Nupef terá duas linhas de pesquisa, dentro das quais existem subtemas. Numa delas, sobre a sociedade civil, serão estudados o marco legal do terceiro setor e o impacto do uso de TICs em organizações não-governamentais e movimentos sociais. Na outra, que aborda mais especificamente a Sociedade da Informação, serão produzidas análises sobre meios de inclusão digital, redes comunitárias, infra-estrutura e governança da Internet, democratização do conhecimento e uso de TICs na formação de redes.
Para produzir informação, o Nupef pretende estabelecer parcerias com universidades e centros de pesquisa. “Alguns acordos já estão encaminhados e devem começar a gerar resultados em breve, mas estamos abertos a estabelecer novos parceiros”, afirma Graciela. A partir dessas parcerias, a intenção é construir indicadores e pesquisas sobre o papel da sociedade civil na Sociedade da Informação.
Um primeiro passo já está dado. A Rits possui um catálogo com dados de milhares de organizações que servirá para dar impulso à coleta de informações. O objetivo é transformar o catálogo em um banco de dados mais interativo, tornando-o capaz de verificar redes e tendências que se formam.
O conhecimento produzido será utilizado para capacitar, à distância e presencialmente, lideranças que possam intervir no debate sobre políticas públicas ligadas à área de inclusão digital. Estão previstos cursos sobre marco legal do terceiro setor e relação entre Estado e sociedade civil, montagem e gestão de telecentros comunitários, formação de redes e propriedade intelectual. O primeiro deve acontecer no semestre inicial de 2006, ainda sem data definida. Oferecido gratuitamente, seu tema será “Infra-estrutura e governança da Internet”. Outro evento previsto é um seminário sobre o marco legal do terceiro setor cujas informações serão divulgadas oportunamente pela Rits.
Todas as discussões serão transformadas em materiais impressos e digitais sob a forma de manuais e livros. O primeiro produto já está pronto. É o livro "Governança na Internet: contexto, impasses e caminhos", organizado por Carlos Afonso. [Leia mais informações sobre o livro no box ao lado]
Matéria alterada em 15 de dezembro
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer