Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
![]() | ![]() |
Ser um espaço onde administradores de telecentros possam obter e trocar informações sobre o gerenciamento desses espaços de acesso comunitário à Internet. Essa é a idéia do Portal Telecentros pela Inclusão Digital, página que já está na rede e é uma iniciativa da Rits e do Coletivo Digital. O endereço é www.tid.org.br.
Nela, os administradores poderão trocar informações e fazer cursos à distância para aprender a gerenciar melhor as unidades em que atuam. Algumas ferramentas ainda não estão funcionando, entre elas o fórum e os cursos à distância. “Mas tudo deve estar em ordem no começo de janeiro”, garante Juliana Bertolucci, integrante do Coletivo Digital e uma das responsáveis pela manutenção do site.
O portal possui quatro áreas: inclusão, participação, gestão, capacitação. Na primeira, há textos sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação na atualidade. Já na segunda seção, há dicas sobre como estimular a participação dos moradores nas atividades dos telecentros. Em “gestão”, textos que abordam os mecanismos de administração de espaço comunitário de acesso à Internet. Atualmente estão no ar um guia de gestão e outro de sustentabilidade, com dicas de captação de recursos. Na área de capacitação há documentos cujo objetivo é dar continuidade à formação dos monitores e gestores.
Os documentos disponíveis já foram testados em oficinas de treinamento no Brasil e no exterior. Todos são resultados de encontros de “telecentristas”, que no Brasil foram organizados pelo Coletivo Digital e pela Rits. O material vindo de fora foi produzido em países da América Latina e traduzidos para o português para se tornarem mais acessíveis.
Há ainda um fórum, que será aberto tanto a mantenedores quanto a usuários. As discussões serão feitas em “salas” temáticas para facilitar a compreensão dos assuntos e estimular a participação dos interessados.
Expectativa
A expectativa em relação ao funcionamento é grande. “Assim que estiver funcionando a pleno vapor, essa será uma ferramenta de grande utilidade, um ponto de referência para nós”, afirma Elton Lima, monitor do telecentro de Mesquita, na Baixada Fluminense.
Apesar dos elogios, Lima possui sugestões para o portal. Segundo ele, seria interessante haver um espaço onde os usuários também pudessem se manifestar e aprender. De acordo com Bertolucci, os usuários terão voz no fórum do Portal pela Inclusão Digital. “Lá qualquer pessoa cadastrada no site poderá escrever”, afirma.
Telecentros
Os telecentros são espaços onde se pode ter acesso, geralmente gratuito, a computadores conectados à Internet. Muitas vezes são localizados em áreas de baixa renda. Seus objetivos, de acordo com o portal, “são o combate à desigualdade tecnológica, ao analfabetismo digital e a busca pela diminuição da exclusão digital”. Além de fornecer acesso à rede mundial de computadores, os telecentros costumam ministrar cursos profissionalizantes e serem espaços de organização comunitária.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer