Autor original: Joana Moscatelli
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
![]() Divulgação | ![]() |
Em 2005, foram distribuídos R$ 1,2 milhão para 15 projetos brasileiros que usavam a tecnologia como ferramenta de transformação social. Em sua quarta edição, o Programa Novos Brasis, do Instituto Telemar, pretende continuar apoiando ações de democratização do conhecimento, especialmente aquelas voltadas para crianças e adolescentes. Neste ano, as inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro, através da internet.
“A tecnologia pode ser um instrumento importante para acelerar o desenvolvimento de comunidades pobres, principalmente em um país grande como o Brasil. A intenção é apoiar iniciativas que usem a tecnologia como meio para melhorar as condições de vida de pessoas que vivem em comunidades com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explica Samara Werner, gerente do Instituto Telemar.
Dar apoio a iniciativas que promovam o acesso à cidadania é o principal objetivo do Novos Brasis. Werner aponta a existência de muitos projetos bons sendo desenvolvidos pelo Brasil que carecem de recursos para se tornarem realidade. Por ano, a média de inscrições no programa é de mais de 400 projetos de todo o país.
“A tecnologia pode diminuir as diferenças sociais e econômicas além de facilitar o acesso ao conhecimento. Ao longo da atuação do Instituto Telemar fomos percebendo a existência de boas idéias que precisavam de apoio. Assim, o Instituto passou a não só desenvolver ações próprias na área de tecnologia, mas a incentivar projetos através de programas como o Novos Brasis. Existem iniciativas importantes sendo desenvolvidas mas que precisam de recursos financeiros”, explica.
Além do financiamento, o Programa prevê o acompanhamento da implementação dos projetos nas comunidades, monitorando sua evolução e disponibilizando metodologias e apoio técnico. Também será formada uma rede virtual de projetos, espaço que servirá para troca de experiências na área.
Para participar, os projetos devem corresponder aos seguintes critérios: proposta inovadora, capacidade para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade beneficiada, utilizar base tecnológica, ter diretrizes e objetivos bem definidos, possibilidade de replicação do projeto em outras áreas, perspectiva de sustentabilidade e potencial para geração de trabalho e renda. Um mesmo proponente poderá concorrer com mais de um projeto. A seleção será realizada por uma equipe técnica especializada na área social.
Entre as ações apoiadas no ano passado, está o Atlas Juventude, do Rio de Janeiro (RJ), que elaborou um banco de dados informatizado sobre projetos, programas e organizações que atuam com jovens no estado. Promovido pela ONG Dialog - Educação, Tecnologia e Desenvolvimento, a intenção é estimular o intercâmbio de conhecimento na área, gerando uma base para pesquisas que possam influenciar em ações locais e no desenvolvimento de políticas públicas. Todos os projetos apoiados pelo programa nas edições passadas estão no site do Instituto.
O formulário de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis em www.institutotelemar.org.br/social. Os projetos serão apoiados pelo período de um ano.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer