Autor original: Mariana Hansen
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Com o objetivo de incentivar a produção intelectual na América Latina, o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais lança o prêmio Centro Edelstein “Segurança, Direitos Humanos e Sistema Internacional”. A iniciativa, que conta com o apoio do Viva Rio, da Rede Universitária de Direitos Humanos (Sur) e do Center for International Cooperation/NYU, premiará o melhor artigo ou ensaio inédito sobre o tema com US$ 3 mil. As inscrições vão do dia 1º ao dia de 31 de março.
O concurso está aberto a todos os especialistas na área que sejam radicados na América Latina. De acordo com o diretor do Centro Edelstein, Bernardo Sorj, o prêmio promoverá “a reflexão em torno dos problemas de inserção da América Latina no sistema internacional, levando em consideração os novos desafios à segurança dentro de uma perspectiva de respeito aos direitos humanos e ao contexto institucional e social”.
Sorj conta que o prêmio surgiu no âmbito das atividades do Centro, que tem como missão a realização de pesquisas, conferências, prêmios e publicações sobre temas que estimulem a formulação, avaliação e disseminação de novos marcos conceituais, políticas públicas e projetos da sociedade civil que fortaleçam as instituições democráticas, a inclusão social e a segurança humana.
Os textos, que devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, serão divulgados junto à comunidade científica, entre implementadores de política nacional e internacional e ao público em geral. Segundo Sorj, o objetivo é “produzir trabalhos que circulem no espaço público, seja propondo diretamente políticas públicas, seja elaborando conceitos e análises que poderão influenciar os tomadores de decisões”.
As inscrições para o concurso só poderão ser feitas mediante o formulário de encaminhamento que está disponível nas páginas da Sur, www.surnet.org, do Viva Rio, www.vivario.org.br, e do Centro Edelstein, www.centroedelstein.org. O formulário acompanhará os trabalhos encaminhados à coordenação do concurso. O texto, que não poderá incluir nenhuma identificação de autoria, será avaliado por um júri composto por representantes das entidades parceiras e pelo diretor do Centro.
Segundo Sorj, as expectativas do Centro em relação ao prêmio são de que este “mobilize tanto especialistas já consagrados como pesquisadores jovens” e que a qualidade dos trabalhos apresentados seja excelente. Como professor, ele indica que os textos devem “ter um foco claro em torno a um problema ou pergunta que o trabalho procura responder, levar em consideração a bibliografia sobre o tema, escrever de forma clara". Ele recomenda também, "quando possível, circular o trabalho entre as pessoas amigas para que comentem e façam correções tanto no estilo como no conteúdo”.
O resultado do concurso será divulgado no segundo semestre do ano, durante um dos encontros do Viva Rio ou da Sur, sem data definida. O trabalho selecionado, além de receber o prêmio em dinheiro, será encaminhado para o comitê editorial da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos (www.surjournal.org) com recomendação para publicação.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer