Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
Segundo levantamento feito por pesquisadores da Universidade Columbia e Yale, nos Estados Unidos, o Brasil ocupa a 34ª posição num índice-piloto para medir o desempenho ambiental das nações. O estudo é uma tentativa de quantificar a atuação de cada nação na área ambiental, usando indicadores disponíveis e razoavelmente confiáveis, coisa ainda relativamente escassa nesse campo. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram um dos valores de referência usados no estudo.
O índice leva em consideração duas grandes variáveis, saúde ambiental e vitalidade de ecossistemas. No primeiro quesito, encaixam-se indicadores como mortalidade infantil, poluição do ar e saneamento básico, enquanto o segundo inclui desde consumo de água até a porcentagem de matas protegidas e a emissão de gases-estufa. O Brasil vai relativamente bem nas áreas de saúde, água, energia e biodiversidade, segundo o levantamento, mas fica devendo em relação à qualidade do ar e ao uso responsável dos recursos naturais.
A falta de dados fez com que o ranking contasse com apenas 133 países, deixando mais de 60 fora da lista. A Nova Zelândia é o primeiro país do ranking, pois seu desempenho ambiental é o que mais se aproxima do ideal.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer