Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Por meio da instalação de cisternas, mobilização e capacitação das comunidades, o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) promove uma convivência adequada e digna com o semi-árido. O programa tem mudado significativamente as vidas das famílias da região.
“Agora elas obtêm água de qualidade para beber, cozinhar e passar o período mais crítico da seca, que dura cerca de oito meses. Além disso, elas aprendem a gerenciar não só a água da cisterna, mas todos os recursos hídricos da comunidade, e se organizam para cobrar políticas públicas”, relata Valquíria Lima, presidente da Associação Programa 1 Milhão de Cisternas .
Desde o início da iniciativa, em julho de 2003, até hoje, mais de 123 mil cisternas foram construídas; 949 estão em construção. “A cisterna não resolve o problema, mas é um passo importante para mobilizar as comunidades sobre a questão e para o desenvolvimento de outras tecnologias de captação de água da chuva”, destaca.
Para intensificar o trabalho de promoção da convivência com o semi-árido, a ASA deu início, em 2005, a mais um projeto, o P1+2 – Uma Terra e Duas Águas. O objetivo é assegurar às famílias terra para trabalhar e viver de maneira sustentável e dois tipos de água: uma para o consumo humano e outra para a produção de alimentos (de origem animal e vegetal). Segundo Valguíria, o P1+2 está em fase de mobilização e capacitação.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer