Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
No dia 13 de março, foi iniciada uma campanha internacional contra a utilização do carro blindado conhecido como Caveirão, utilizado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em operações em comunidades pobres da cidade. A iniciativa é uma parceria da ONG Justiça Global, da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, da Anistia Internacional e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis.
O Caveirão é um carro blindado adaptado para ser um veículo militar. Seu nome refere-se ao emblema do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), uma caveira, que aparece com destaque na lateral do veículo. Segundo as entidades envolvidas, durante as operações realizadas por ele a polícia faz ameaças psicológicas e físicas aos moradores, com o intuito de intimidar as comunidades como um todo. O tom e a linguagem utilizados pela polícia durante as operações com o Caveirão são hostis e autoritários. As ameaças e os insultos têm um efeito traumatizante sobre as comunidades, sendo as crianças especialmente vulneráveis.
Além da campanha principal, será coordenada uma outra, de remessa de cartões postais à governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus. Haverá ainda a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado pedindo o fim da utilização do Caveirão.
Mais informações pelos correios eletrônicos redecontraviolência@grupos.com.br e global@global.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer