Você está aqui

Rits implementa telecentros em parceria com ITI e Petrobras

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets

Mais de 15 mil pessoas já estão cadastradas para utilizar os telecentros implementados pelo convênio Petrobras/ITI/Rits. O acordo compreende a instalação de telecentros em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o país. Até o início de abril, todas as 50 unidades descritas no convênio estarão funcionando. Está prevista, inclusive, a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, na cerimônia de inauguração de um telecentro no Rio de Janeiro.

O projeto vai do Amazonas ao Rio Grande do Sul, com o objetivo de garantir acesso a computadores e à internet sem um um viés profissionalizante. A idéia é estimular o uso da internet de acordo com as especificidades locais. Até o momento, foram instaladas aproximadamente 40, em áreas como Cidade de Deus, Mesquita e São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro; Belterra, no Pará; e Mossoró, no Rio Grande do Norte, entre outras.

"O que menos importa são as máquinas. Isso é relativamente fácil de conseguir. Mas seu uso depende de capacitação. Já foram treinados cem jovens", conta Luiz Antonio Carvalho, coordenador de Projetos Especiais da Rits e responsável na organização pelo acompanhamento da iniciativa.

Com a experiência dos telecentros do convênio, alguns dados de utilização já podem ser obtidos, revelando um pouco do perfil de quem usa os telecentros nas comunidades de baixa renda onde estão instalados. As mulheres, por exemplo, utilizam mais do que os homens: elas representam 55,48% das pessoas cadastradas. Além disso, como era de se prever, a grande maioria de usuários é de pessoas mais jovens: mais de 70% têm menos de 30 anos. Por dia, aproximadamente mil pessoas utilizam os telecentros que já foram inaugurados.

Maria Eduarda Mattar

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer