Autor original: Fausto Rêgo
Seção original:
Em sua edição de hoje, 3 de abril, o jornal carioca O Dia publica reportagem que comenta um episódio polêmico narrado pelo rapper MV Bill e pelo produtor Celso Athayde, realizadores do documentário "Falcão - Meninos do Tráfico", no livro de mesmo nome que conta os bastidores das gravações. Bill e Athayde teriam visto três pessoas em cativeiro, "amarradas e encapuzadas, esperando morte chegar". A revelação motivou diversas críticas de políticos, sociólogos e policiais, quase todos acusando os documentaristas de omissão de socorro. Em carta aberta divulgada nesta mesma tarde, no site da ONG que dirigem, a Central Única de Favelas (Cufa), Bill e Athayde informam que as vítimas foram libertadas e o caso foi resolvido sem a participação da polícia.
Na nota, o rapper e o produtor negam ter havido omissão: "O desfecho feliz ocorreu, em parte, por nossa pressão e pela intermediação seja da pessoa que atuava como nosso contato naquele estado, seja de companheiros seus e, em parte, por conta de conflitos internos do próprio grupo, que se desentendeu quanto ao ato que praticou e suas conseqüências, depois que nos permitiram ver as pessoas seqüestradas".
O texto diz ainda que os autores optaram não fazer um auto-elogio e por preservar as identidades de quem se arriscou ao ajudá-los a salvar vidas. "Em situações que envolvem a vida e a morte", afirmam, "é preciso tanta responsabilidade quanto nos relatos que as descrevem. Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo com a vida e com os valores dos movimentos sociais em que nos engajamos".
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer