Você está aqui

Mensagem de Demétrio Magnoli

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Breves artigos com opiniões sobre temas relacionados com o Terceiro Setor

Após ler o texto da historiadora Wania Sant'Anna publicado na seção Ponto de Vista desta semana, o sociólogo Demétrio Magnoli enviou mensagem por correio eletrônico à Rets em que pedia para “colocar pingos nos 'iis'”. Reproduzimos aqui a mensagem na íntegra. A bem da verdade, no que diz respeito ao primeiro item levantado pelo sociólogo, vale dizer que a denominação de “geógrafo” atribuída a Magnoli foi usada pela Rets na entrevista que deu origem ao artigo de Wania.


“A ex-secretária de Direitos Humanos no RJ, Wania Sant’Anna, escreveu uma longa réplica à entrevista que concedi à Rets sobre o Estatuto da Igualdade Racial. É seu direito e não tenho a menor intenção de produzir uma tréplica. Aqui, trata-se apenas de colocar pingos nos 'iis'.

1) Não sou geógrafo. Sou sociólogo e doutor em Geografia Humana.

2) Wania defende vigorosamente a “livre organização da população negra”, como se eu contestasse tal direito. É argumento retórico bobo: esse é um direito óbvio.

3) Wania reclama da qualificação de “ONGs negras” que usei, como expressão sintética, em entrevista telefônica. Mas ela se refere a essas ONGs como “instituições negras”. Não há diferença.

4) Wania expressa indignação com o fato de eu ter apontado o evidente interesse político e pecuniário das suas “instituições negras” na aprovação do Estatuto, que cria uma vasta burocracia estatal de indicação cativa dessas mesmas “instituições negras”. O que ela quer esconder? O que está explícito no Estatuto?

5) Wania afirma, sempre indignada, que “não cabem julgamentos” sobre o Parlamento que absolve alegremente os “mensaleiros”. Cabem, sim. Democracia não é a subordinação dos cidadãos a representantes que se vendem. Mas, na sua afirmação, está uma pista valiosa para a resposta à pergunta que ela me dirige: “onde estão as ONGs chapa-branca?”

6) Finalmente, Wania falsifica. Não me referi a um “movimento de brancos” contra a escravidão, mas a um “movimento nacional, de brancos e negros” contra a escravidão, que resultou no fim da escravidão, por meio da Lei Áurea. Ela não reconhece a existência desse movimento, que foi a primeira grande luta social de âmbito nacional no Brasil Império. Estranho isso, partindo de uma historiadora...

Demétrio Magnoli”

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer