Você está aqui

Poucas mulheres têm acesso à terapia anti-retroviral durante gravidez

Autor original: Mariana Hansen

Seção original:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 2 mil bebês nascem diariamente com HIV/aids, infectados por mães que não receberam o tratamento necessário para evitar a transmissão. Apesar de ter triplicado o acesso global à terapia anti-retroviral entre 2003 e 2005, menos de 10% das mulheres soropositivas, nos países em desenvolvimento, tiveram acesso esses medicamentos durante a gravidez e o parto nesse mesmo período.

De acordo com relatório da agência, a meta de levar tratamento a três milhões de pessoas até 2005 não foi atingida. No final do ano passado, apenas 1,3 milhão de pessoas infectadas receberam os medicamentos – menos da metade da meta estabelecida pela OMS há dois anos e apenas um quinto das 6,5 milhões de pessoas que precisam do tratamento.

De acordo com o diretor da OMS para HIV/Aids, Kevin de Cock, as crianças, em sua maioria infectadas pelas mães, representam 15% das mortes globais por aids, mas representam apenas 5% daqueles que recebem o tratamento. Ele ainda acrescenta que os frágeis sistemas de saúde em regiões empobrecidas são parcialmente culpados por não terem alcançado a meta estabelecida.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer