Autor original: Luísa Gockel
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
Carlos Afonso, diretor de Planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits), idealizou e fundou o Ibase, ao lado de Betinho e Marcos Arruda. Há 25 anos, o país ainda saía de um longo período de ditadura e muitos exilados começavam a voltar para casa. Foi nesse contexto que Carlos Afonso e seus companheiros pensaram o Ibase: uma organização que trabalhasse pela democratização da informação. Em depoimento, Carlos Afonso lembra a importância do instituto na disseminação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e na viabilização do Fórum Social Mundial, “um divisor de águas”, segundo ele.
"Estive nos dias 16 e 17 na Plataforma Ibase, um fórum promovido pela instituição para discutir ações estratégicas, com a participação de várias entidades e agências de apoio. É muito bom ver que o Ibase continua relevante e atuante depois de 25 anos de trabalho muitas vezes pioneiro – particularmente no final da ditadura, quando foi criado, e durante os anos 90, com o movimento pela ética na política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida e outras iniciativas que colocaram a instituição como referência política fundamental para a cidadania brasileira.
Não poderia esquecer também do pioneirismo do Ibase no campo da apropriação das TICs para o desenvolvimento humano e solidário, com a criação do primeiro provedor de serviços Internet, em 1989, e do projeto pioneiro de Internet para a ONU durante a Eco-92 [Conferência Mundial de Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro].
Na verdade, muitas das táticas de atuação pela solidariedade e democracia desenvolvidas pelo Ibase sob a liderança de Betinho tornaram-se depois referência de atuação para um amplo universo de ONGs brasileiras e de outros países. É uma das razões que legitimaram o Ibase como a entidade brasileira central na viabilização das edições do Fórum Social Mundial no país – um divisor de águas na mobilização mundial da sociedade civil, na certeza de que um outro mundo, mais solidário e justo, é possível.
Mesmo que tenha reposicionado seus campos de atuação, o Ibase continua como entidade civil de referência ética no país e no exterior. Como membro da Rits, tenho orgulho de ter participado do Ibase com Betinho desde sua criação e de hoje poder dar minha contribuição voluntária como membro do Conselho da entidade."
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer