Autor original: Mariana Loiola
Seção original:
![]() | ![]() |
Foram realizados sucessivamente em 1992, 1997, 2001 e agora em 2006. Os três surveys anteriores foram realizados pelo Ibope e as qualitativas pelo Iser. O questionário aplicado a cada rodada sempre foi atualizado – de modo a incorporar novos temas –, mas parte dele permanece igual para se estabelecer comparações.
O objetivo máximo da pesquisa é formar uma base de dados consistentes, capaz de monitorar o crescimento da consciência ambiental no país e de oferecer subsídios para políticas públicas que visam fortalecer a noção e prática do desenvolvimento sustentável.
Cada estudo tem um foco. O de 2006 procurou explorar um conjunto de questões relativo à “Biodiversidade” – aproveitando o interesse despertado pela COP-8 em torno do tema.
Apresentação
Esta seleção de dados organiza os principais resultados da pesquisa quantitativa de opinião pública nacional, realizada pelo Vox Populi, entre os dias 18 e 31 de março de 2006. Sempre que se verificou ser relevante, os dados da pesquisa de 2006 foram comparados aos estudos anteriores feitos pelo Ibope e Iser (1992, 1997, 2001).
Objetivo
a) Investigar o conhecimento, as opiniões e avaliações da população sobre meio ambiente e biodiversidade, bem como sua disposição para contribuir para a solução dos problemas identificados.
b) Verificar se e como o conhecimento sobre meio ambiente e a consciência ambiental crescem no país.
Metodologia
A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.
As entrevistas foram domiciliares. Os domicílios foram escolhidos segundo amostragem por conglomerados em três estágios com PPT da população.
*Este é o texto introdutório da pesquisa nacional de opinião pública "O que os brasileiros pensam sobre a biodiversidade?", realizada pelo Instituto Vox Populi e coordenada pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser). A pesquisa é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o WWF-Brasil, o Fundo Nacional para a Biodiversidade (Funbio) e a Natura. A íntegra da pesquisa está disponível na área de Downloads desta página, no alto, à direita.
A Rets não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos assinados. |
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer