Autor original: Joana Moscatelli
Seção original:
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançou o “Relatório de violência contra os povos indígenas no Brasil”, com dados referentes ao período de 2003 a 2005. A publicação aborda, entre outros temas, episódios de violência decorrentes de conflitos relacionados à terra. O atraso nos processos de demarcação foi constatado em todas as etapas do processo de demarcação. Nos últimos três anos, houve homologações que levaram mais de um ano para serem assinadas. Outras 27 terras terminaram 2005 sem saírem do Ministério da Justiça.
O capítulo final do relatório apresenta dados sobre ameaças a povos indígenas isolados e de pouco contato. Dos 60 povos isolados de que se tem noticia no Brasil, pelo menos 17 correm risco de extinção. Os indígenas têm sido vítimas de assassinatos, ameaças de morte e discriminações raciais, étnicas e culturais.
Outro tema abordado pelo relatório é a violência provocada por omissões do poder público, como o levantamento de casos de suicídio, mortes por falta de assistência médica, mortalidade e desnutrição infantil, disseminação de bebidas alcoólicas e educação escolar precária. Mais informações pelos telefones (61) 2106-1650 e (62) 9979-6912.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer