Você está aqui

Anistia Internacional lança campanha contra censura na internet

Autor original: Mariana Hansen

Seção original:

Coincidindo com o 45º aniversário de sua fundação, a Anistia Internacional lançou uma campanha contra a censura na internet, fenômeno cada vez mais freqüente e que representa "uma nova ameaça às liberdades". A entidade criou um site no qual se pode ler informação censurada em países como China, Síria, Vietnã e Irã e assinar um abaixo-assinado em defesa da liberdade na rede. O documento será enviado à ONU no fim deste ano.

Em comunicado, a organização criticou as empresas de informática que colaboram com as autoridades que querem "restringir o direito à liberdade de expressão e informação na rede". Como exemplo, cita o caso da Cisco e da Sun Microsystems, que cooperaram com o governo da China "para criar tecnologias de controle e filtro" e de Yahoo!, Microsoft e Google, que aceitaram as exigências dos censores para restringir seus serviços.

Ainda como parte da campanha, serão enviados emails às companhias de informática, pedindo para que "deixem de sobrepor os lucros aos princípios" e respeitem os direitos humanos onde se estabelecerem. A organização ainda pressionará os governos que tentam restringir a liberdade de expressão e defenderá a libertação dos presos que foram condenados por usar a internet como arma contra a censura.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer