Autor original: Mariana Hansen
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Desde 2003, frente à crescente demanda por financiamentos para o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação (TICs) na América Latina e Caribe, o Instituto para a Conectividade nas Américas (ICA) deu início a uma série chamadas de projetos na região. Neste ano, mais uma vez, convoca instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, privadas e governamentais que tenham base na região a apresentarem propostas de uso e implementação das TICs. O prazo se encerra em 31 de agosto.
Oferecer um mecanismo regional para identificar projetos inovadores em TICs tem sido o objetivo principal comum a todas as chamadas do ICA. Já em sua primeira edição, o Instituto selecionou projetos em áreas diversas como compartilhamento de conhecimento, redes, inovação e projetos piloto na região, permitindo ao ICA aumentar sua base de parceiros e identificar novas organizações que trabalham nesse campo.
Mas, de acordo com Angélica Ospina, representante do Instituto, “este ano foram incorporados alguns novos componentes. A chamada 2006-2007 é mais focada tematicamente, buscando iniciativas regionais baseadas em três pilares temáticos específicos, nomeados como e-Economia, e-Facilitadores e e-Cidadania”.
Ospina explica que a e-Economia envolve a utilização das TICs, por exemplo, na economia informal, nas pequenas e médias empresas (SMEs, sigla em inglês), no e-comércio e emprego. Envolve também a juventude e as indústrias digitais e criativas, assim como os direitos de propriedade intelectual e bens públicos. Os assuntos do pilar e-Facilitadores incluem o uso e apropriação das tecnologias na saúde e na educação. E, por fim, a e-Cidadania engloba a utilização dessas ferramentas para fortalecer as práticas democráticas e a participação cidadã.
Mesmo com essas inovações, o ICA continuará a dar suporte às três principais categorias de financiamento – projetos de implementação, de pesquisa e aqueles que combinam os dois enfoques. Ospina ainda acrescenta que “parcerias Norte-Sul também são encorajadas, pois significam um fortalecimento da capacidade local. Ou seja, as iniciativas podem ser levadas adiante em coloração com parceiros de países desenvolvidos”.
Serão bem-vindas propostas que enfoquem o desenvolvimento, a utilização ou a implementação de tecnologias inovadoras que contribuam para reduzir as diferenças tecnológicas e que contribuam efetivamente para inserir os países da América Latina e Caribe na sociedade de informação. “Ao mesmo tempo, buscamos propostas que visem conduzir pesquisas sobre a utilização social e os impactos das TICs no desenvolvimento da região. Queremos contribuir para um melhor entendimento do seu potencial e desafios, com ênfase no seu papel na construção da capacidade local e influência nas políticas públicas da região”, acrescenta Ospina.
As propostas deverão ter orçamento entre 50 mil e 500 mil dólares canadenses. É encorajado o financiamento de outros doadores. O número de projetos apoiados dependerá fundamentalmente da qualidade das propostas recebidas, dos fundos solicitados e dos resultados do processo de avaliação ao qual serão submetidos.
Todos os projetos apresentados devem privilegiar o uso de TICs e atender a um dos pilares temáticos já expostos. Eles poderão ser encaminhados em espanhol, inglês ou francês, até 31 de agosto, para ica@icamericas.net. O edital completo e o formato de apresentação das propostas estão disponíveis em www.icamericas.net.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer