Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Uma das maiores instituições financeiras do mundo, o Banco Mundial também admite que, embora esteja crescendo, a ajuda internacional tem desvios. Entre eles, a falta de mais investimentos em países da África subsaariana. “Apesar de a proporção da ajuda destinada à África subsaariana estar aumentando, muito mais pode ser feito”, afirma o Global Monitoring Report.
Os dados mostram que, percentualmente, os investimentos na região mais pobre do mais pobre continente, ainda que relativamente altos (6,2% do PIB da região, em média, desde 2003), são hoje inferiores à média dos anos 90. Além disso, a maior parte do aumento nominal de US$ 8,5 bilhões da ajuda entre 2001 e 2003 foi na forma de perdão de dívida. Os investimentos em programas sociais tiveram acréscimo de 600 milhões.
Ainda assim, o dinheiro investido em projetos é considerado excessivo. No lançamento do relatório, em junho de 2006, seu autor, Mark Sundberg, afirmou que os recursos poderiam ser mais bem investidos. “Quinhentos dias de assistência técnica custam o mesmo que empregar cinco mil professores. Qual combate mais a pobreza?” A resposta parece óbvia.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer