Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
Fortalecer organizações indígenas locais e regionais na promoção da autonomia dos povos indígenas e no fomento à sustentabilidade de seus territórios, através da formação de técnicos próprios em gestão territorial. Este é o principal objetivo do Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), inaugurado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), no dia 21 de agosto, em Manaus (AM). O Cafi começa ainda neste mês, com uma primeira turma de 15 estudantes indígenas, proveniente de 12 terras indígenas da Amazônia, e funcionará com um quadro de consultores indígenas e não-indígenas, especialistas nas diferentes áreas de interesse dos povos indígenas amazônicos.
O primeiro curso de gestão etnoambiental abordará as seguintes disciplinas: fiscalização e proteção em terras indígenas, técnicas de sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto, legislação ambiental e indígena e técnicas de manejo de recursos naturais. Depois da capacitação inicial de cinco meses, os alunos retornarão para suas terras de origem, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, com o suporte da Coiab.
A partir do primeiro semestre de 2007, o Cafi contará também com um curso de técnicos em projetos, voltado para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para o gerenciamento do ciclo completo de projetos.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer