Você está aqui

Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero recebe trabalhos técnicos

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos técnicos no VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, que será realizado em 2010, no Brasil. O evento pretende, entre outros objetivos, criar um espaço de discussão entre pesquisadores sobre a participação das mulheres no campo científico e tecnológico das universidades e centros de pesquisa de países iberoamericanos; dar visibilidade à participação feminina nas pesquisas científico-tecnológicas em todas as áreas do conhecimento; possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores iberoamericanos; debater sobre a participação igualitária de homens e mulheres em postos de tomada de decisão das entidades de fomento à pesquisa científica; inserir o debate sobre a educação científico-tecnológica, propondo a criação de políticas públicas que levem à participação efetiva e igualitária de mulheres e homens na ciência e na tecnologia.

Serão eixos temáticos: gênero na história, filosofia e sociologia da ciência e tecnologia; mulheres pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia; educação científico-tecnológica e gênero; gênero e divulgação científica e tecnológica; discursos e práticas femininas na ciência e na tecnologia; gênero e o sistema de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico; divisão sexual do trabalho e profissões científicas e tecnológicas; saúde, ciência, tecnologia e gênero; inovações tecnológicas (biotecnologia, nanotecnologia etc.) e gênero; design, tecnologia e gênero; gênero e apropriações de ciência e tecnologia; gênero e tecnologias da informação e comunicação; e ciência e tecnologia: inclusão/exclusão das mulheres.

A data limite para o envio dos resumos é 15 de novembro e o resultado sairá no dia 30. Autores dos trabalhos selecionados terão até 1° de fevereiro de 2010 para enviar o artigo completo.

Interessados deverão escolher um eixo temático e enviar resumo aos coordenadores do eixo (a lista está disponível no endereço www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/cictg), com cópia à Coordenação do Congresso, no e-mail cictg-ct@utfpr.edu.br. Demais informações sobre o processo de inscrição ou dúvidas podem ser obtidas através do site e do e-mail já citados.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer