Autor original: Mariana Hansen
Seção original:
No dia 29 de agosto, uma coalizão de entidades ambientais lançou o relatório “Virou fumaça: impactos das mudanças climáticas na América Latina e no Caribe”, que traz uma coletânea de casos concretos e mostra que as mudanças climáticas tornarão a vida das pessoas quase impossível em regiões onde as temperaturas são normalmente muito altas ou baixas.
Pesquisas recentes mostram que os padrões de temperatura e chuvas, antes previsíveis e regulares, estão mudando, tornando-se menos previsíveis e, freqüentemente, mais extremos. Só no ano passado, ocorreram no planeta 26 tempestades tropicais e 14 furacões, a mais ativa e destrutiva estação de furacões já documentada na história.
As mudanças climáticas são causadas, principalmente, pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Segundo o relatório "Mudanças do clima, mudanças de vidas", do Greenpeace, o Brasil já é o quarto maior responsável pelas emissões mundiais de gás carbônico.
Outra fonte importante de emissão é a geração de energia por meio de centrais movidas por combustíveis fósseis, muito utilizadas nos países desenvolvidos. Por causa dessa problemática, o WWF-Brasil também lança em setembro um estudo que apresenta alternativas limpas e eficientes para atender às demandas de energia do país até 2020.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer