Autor original: Joana Moscatelli
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
![]() The Farm | Dotti Shelton | ![]() |
Com o auxílio de 97 tabelas e 77 gráficos, a publicação “Estatísticas do Meio Rural” traz um panorama da situação do campo no Brasil e funciona como um instrumento de consulta e difusão de informações sobre o tema. Resultado da parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio-Econômicos (Dieese), a obra reúne dados e indicadores sobre desenvolvimento rural, agricultura familiar e reforma agrária.
“É a primeira tentativa de organizar as informações sobre o meio rural. Os dados sobre esse tema estavam muito dispersos e desatualizados. Nosso objetivo foi reunir e organizar todos os dados e estatísticas já produzidos no país e apresentá-los de forma simples e inteligível para pesquisadores, movimentos sociais e qualquer um que se interesse pelo tema”, contou a técnica do Dieese, Lílian Arruda Marques.
O primeiro capítulo fala de território e meio ambiente, com informações sobre a estrutura fundiária e produtiva. A segunda parte traz indicadores demográficos e sociais e dados sobre população, saúde e moradia. Segundo Marques, os números apontam uma melhoria nas condições de vida e moradia no campo, assim como no acesso a serviços básicos como luz elétrica. No que se refere ao meio ambiente, há informações sobre parques, reservas biológicas e Unidades de Conservação.
O reconhecimento da importância da agricultura familiar para a economia brasileira é um dos destaques da publicação, que conta com um capítulo sobre agricultura familiar e reforma agrária. Para Adriana Lopes, coordenadora executiva do Nead, a publicação inova ao trazer dados sobre a participação econômica da agricultura familiar e sobre a estrutura fundiária. “É um retrato minucioso sobre a realidade do campo, que revela dados necessários tanto para quem vive e trabalha lá quanto para quem pesquisa sobre o tema”, ressaltou. Além da agricultura familiar, ela ressalta o crescimento do crédito no campo, através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo ela, os dados referentes ao aumento dos contratos e montantes de recursos utilizados na última década revelam a extensão e a eficiência do programa.
Outro capítulo aborda a questão do trabalho e da renda no campo, ressaltando suas principais características e tipos de rendimentos. E os indicadores sindicais e agropecuários são temas de outros dois capítulos.
Segundo Adriana Lopes, a dinâmica do meio rural mudou muito nos últimos dez anos. Por isso são necessários dados cada vez mais atualizados para retratar as realidades existentes ali. Lamentou, por exemplo, que o último censo agropecuário tenha sido realizado no ano de 1996. “A publicação aponta também para a necessidade de manter um instrumento de pesquisa atualizado e superar as deficiências que ainda existem na área”, alertou.
O trabalho de levantamento e consolidação de dados durou cerca de um ano e foi coordenado por uma equipe técnica do Dieese. Entre as fontes utilizadas estão os Ministérios do Trabalho, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Buscar as fontes de dados para o meio rural foi o primeiro desafio do trabalho e gerou o “Fontes Rurais”, um sistema eletrônico que comporta um banco de dados sobre as diversas fontes institucionais utilizadas para produzir a publicação.
Além de órgãos institucionais e institutos de pesquisas, Marques destacou também a importância das estatísticas da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para a elaboração do capítulo sobre conflitos no campo, mas lamentou a dificuldade de acessar bases estatísticas mais profundas e confiáveis produzidas por outras organizações da sociedade civil. Quanto aos índices de violência no campo, continuam altos. Há indicadores de muitos conflitos envolvendo a questão da água, principalmente na região Nordeste.
Segundo Marques, a idéia é continuar produzindo publicações do tipo, cada vez mais atualizadas, e que as pessoas reflitam sobre o tema e contribuam com sugestões e críticas. “Estatísticas do Meio Rural” está disponível nos sites do Dieese e do Nead, mas quem preferir pode solicitar às duas entidades um CD-ROM ou uma cópia impressa.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer