Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
Outra área de forte atuação da Maria Mulher é o combate ao racismo. Desde 2001, a entidade mantém o programa SOS Racismo, um serviço de atendimento jurídico e psicossocial localizado no centro de Porto Alegre (RS), voltado para mulheres e homens vítimas de violência racial de todo o estado do Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo geral “buscar, através de visibilização e denúncia dos crimes de violência racial, o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a transformação das relações étnico-raciais e, por conseguinte, a transformação da sociedade, para que afro-brasileiros tenham garantido o exercício pleno de sua cidadania”.
As denúncias do Programa SOS Racismo apontam que o maior número de situações de discriminação racial ocorre nas relações de trabalho. A discriminação costuma ocorrer tanto entre subalternos quanto entre pessoas da mesma hierarquia, segundo a coordenadora do projeto, Maria Luísa Oliveira. Medo, humilhação e vergonha são os sentimentos mais comuns entre as vítimas.
O espaço de denúncia, segundo a coordenadora, torna visível a existência do racismo e aponta para a necessidade de enfrentamento e combate a esse problema. “É uma forma de fazer com que o poder público se sinta no dever de dar resposta a esse grupo da população e implemente políticas públicas para promoção da igualdade racial”, diz.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer