Você está aqui

Violência contra a mulher: percepção e reações

Autor original: Fausto Rêgo

Seção original:






Violência contra a mulher: percepção e reações

O Instituto Patrícia Galvão encomendou uma nova pesquisa sobre violência contra as mulheres. Realizada pelo Ibope Opinião, em maio de 2006, com uma amostra representativa da população adulta brasileira, esta pesquisa contou com a análise de Fátima Pacheco Jordão e o apoio da Fundação Ford e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).


Intitulada “Percepção e reações da sociedade sobre a violência contra a mulher”, esta pesquisa de opinião demonstra, com números e dados contundentes, que a sociedade não percebe com clareza a efetiva aplicação da lei nos casos de violência contra a mulher por todos os agentes que têm a responsabilidade de fazê-lo, desenvolvendo-se dessa forma uma sensação de impunidade e de ineficácia dos sistemas policial e judiciário.


Esta pesquisa dá continuidade ao trabalho que o Instituto Patrícia Galvão iniciou em 2004, ao realizar com o Ibope a pesquisa “O que pensa a sociedade sobre a violência contra as mulheres”, que revelou um alto grau de rejeição a esse tipo de violência.


O Patrícia Galvão considera que as pesquisas de opinião são ferramentas de ação de grande impacto junto à opinião pública, ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário. Se muitas vezes os discursos e argumentos não conseguem sensibilizar e mover, uma pesquisa de opinião que evidencie a percepção da população frente a um dado problema tem o potencial de impactar e fomentar o debate e, ao mesmo tempo, de exigir respostas diretas dos poderes constituídos.


Trata-se de uma ferramenta de comunicação estratégica e acessível, que permite um entendimento mais objetivo acerca das percepções, aspirações e tendências de pensamento da sociedade.


Jacira Vieira de Melo
Diretora


* Este é o texto de apresentação da pesquisa, que está disponível na área de Downloads desta página (no alto, à direita).






A Rets não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos assinados.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer