Você está aqui

20 anos de criação

Autor original: Joana Moscatelli

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor






20 anos de criação
Projeto SITE | CECIP

Se existem duas palavras que resumem bem o trabalho do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), estas são educação e comunicação. Completando 20 anos de atuação nessas duas áreas, a organização modificou seu site e exibe com orgulho os diversos vídeos, materiais educativos e publicações impressas que abordam temas como infância, cidadania, racismo, educação, gênero, meio ambiente, manifestações culturais, saúde, sexualidade e vida urbana.

Além das produções audiovisuais, três das quais foram exibidas no circuito nacional de cinema – os documentários Santo Forte e Babilônia 2000, de Eduardo Coutinho, e o filme de ficção Bendito Fruto –, o Cecip tem buscado formar agentes de mudanças nas escolas e promover campanhas de conscientização tanto nas escolas como nos meios de comunicação.

Com o lema "Educação e comunicação para o desenvolvimento humano", o Cecip surgiu através de um projeto de televisão comunitária, a TV Maxambomba, em Nova Iguaçu (RJ). A partir dali vários projetos e ações de comunicação popular foram sendo desenvolvidos.

Se há 20 anos o vídeo era um veículo novo, que serviu como instrumento de promoção da cidadania para moradores da região da Baixada Fluminense, hoje o trabalho em rede, a educação à distância e as novas tecnologias de informação e comunicação figuram como os grandes desafios.

No novo site da organização, há uma seção reservada ao trabalho dos jovens no projeto Sala de Informação, Tecnologia e Educação (Site), voltado para a inclusão digital. Quatorze jovens vão aprender como montar e manter um site, para depois capacitarem mais 225 jovens, que aprenderão como construir blogs, formando uma rede virtual para a continuidade e ampliação das discussões sobre temas que interessam a juventude.

Em meio a pôsteres e vídeos elaborados nesses últimos anos, a atual coordenadora de projetos, Mônica Mumme, reforça o caráter aberto e democrático de tudo aquilo que foi produzido pelo Cecip. "A liberdade e o bom humor são características fortes da organização, que surgiu do desejo de levar informação relevante para as pessoas. Informação que transformasse hábitos, atitudes e até construísse novos paradigmas", resume.

Comunicação e educação são interpretados como elementos fundamentais para a transformação social. Por isso diversos projetos do Cecip (como o Justiça e Educação, o Jovens em Ação e o Investindo no Futuro) tentam produzir uma leitura crítica dos meios de comunicação de massa e promover mudanças dentro do ambiente escolar. O primeiro estimula novas formas de resolução de conflitos na escola; o segundo aposta na mobilização e na participação dos jovens estudantes e o terceiro capacita profissionais de creches que atendem crianças de 3 meses a 6 anos.

Muitas das iniciativas querem transformar os indivíduos de meros consumidores dos meios de comunicação a agentes produtores e leitores críticos. É o caso do projeto Botando a Mão na Mídia, que aborda conteúdos teóricos e práticos sobre rádio, jornal, revista, cinema e, especialmente, televisão e vídeo. Para Mônica Mumme, esse tipo de trabalho é importante para analisar as diversas formas de veicular uma informação. Segundo ela, o Cecip faz uma avaliação constante de seus projetos e ações, procurando construir coletivamente um processo social diferente. "Tentamos dialogar para que a educação e a comunicação sejam pertinentes à realidade de cada um com quem o Cecip trabalha, tanto os profissionais de sua equipe quanto as pessoas que participam dos projetos e oficinas", conclui.

Joana Moscatelli

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer