Você está aqui

Pequenos fundos para uma grande causa

Autor original: Joana Moscatelli

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor







Imagem retirada do Folder | IUCN

Financiar projetos que aliem desenvolvimento social e conservação ambiental é o que propõe o Comitê Holandês da União Mundial para Conservação (IUCN, da sigla original). Através do Programa de Subsídios para o Ecossistema (EGP, em inglês), a IUCN pretende oferecer pequenos financiamentos para ONGs locais da África, Ásia e América Latina. Até o dia 1° de março, serão recebidas pré-propostas que podem chegar a receber 85 mil euros.

Além de facilitar a troca de experiências e práticas entre as organizações civis, a IUCN busca ajudar a fortalecer suas capacidades de atuação e influência política. O financiamento é destinado a estimular atividades que integrem questões socioeconômicas e conservação da biodiversidade local. Para Henri Roggeri, da IUCN, a falta de alternativas para a subsistência, o pouco conhecimento sobre a fragilidade e a capacidade do ecossistema fazem com que as pessoas o explorem demais ou até o destruam. Para ele, tanto as populações que se utilizam dos recursos naturais quanto os defensores da conservação tem o mesmo objetivo: a manutenção do ecossistema em funcionamento. Mas salienta que, nesses tipos de situação, a conservação do meio ambiente não pode ser alcançada sem considerar as necessidades da população local.

O programa irá contemplar iniciativas que fortaleçam os ecossistemas em territórios produtivos, que criem novas áreas de proteção, que promovam o uso sustentável da terra e a geração de renda alternativa para populações locais e que reduzam as ameaças humanas aos recursos naturais e a biodiversidade. Os projetos a serem beneficiados devem ser concluídos até 31 de agosto de 2010.

No Brasil, podem ser encaminhados projetos na Bacia dos rios Paraguai e Paraná (que abrange também Argentina, Bolívia e Paraguai). Com um ecossistema diverso e áreas ainda em seu estado natural, essa bacia, que compreende o Pantanal, possui menos de 3% de áreas protegidas e tem como principais ameaças a expansão da agricultura, a indústria da pesca, a mineração, a poluição e o desmatamento. Ao mesmo tempo, existem muitas pessoas da região vivendo na miséria, incluindo comunidades indígenas.

Sobre o EGP

O EGP agrega três programas antigos da organização: um para florestas tropicais (Tropical Rainforest Programme), um para áreas úmidas (Wetlands Programme) e outro para ecossistemas áridos (Dry and Sub-humid Areas). Além disso, inclui também o Fundo para Biodiversidade e Turismo (BTF), previsto para entrar em funcionamento a partir de julho.

O programa busca atender duas metas dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas: eliminar a fome e a pobreza extrema e garantir sustentabilidade ambiental. Além disso, é baseado na abordagem de ecossistemas adotada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), que estabelece regras para o uso e a proteção da biodiversidade.

As propostas devem ser enviadas de acordo com o formato presente para download no site da IUCN, www.iucn.nl. Depois de preenchidos, os formulários devem ser enviados para proposals@iucn.nl.

Joana Moscatelli

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer