Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
![]() Clique para visualizar o edital | ![]() |
Para a concessão dos recursos, o Fundo vai analisar a possibilidade de impacto social dos projetos, seu potencial multiplicador, a criatividade e o vínculo com a comunidade onde será realizado. Além disso, serão consideradas a capacidade da instituição de realizar o que propõe e a diversidade regional das propostas.
O edital é simples, com 17 perguntas que devem ser respondidas de forma objetiva. Entre elas, a descrição da região onde o projeto será realizado, o plano de trabalho, a relevância e os impactos pretendidos, além, é claro, do orçamento previsto.
Os interessados em receber apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos devem preencher o formulário (ver link ao lado) e enviá-lo até 20 de março. O formulário precisa ser acompanhado de uma carta de recomendação e de dois nomes que possam dar referências sobre o trabalho da organização. São esperadas aproximadamente 500 propostas de todo o país.
Este é o primeiro edital lançado pelo Fundo, instituição criada em 2005 e que somente agora começa a operar a pleno vapor. “Escolhemos dar prioridade a projetos de combate à discriminação porque acreditamos que esse é um tema que perpassa todos os direitos humanos. A violência institucional, por sua vez, está intimamente ligada à discriminação”, explica Ana Valéria Araújo, diretora executiva da ONG. “E como esse é nosso primeiro edital, é difícil dizer exatamente quantos projetos esperamos receber e qual o perfil deles”.
O Fundo Brasil de Direitos Humanos tem em seu Conselho Diretor pessoas envolvidas diretamente com a defesa desses princípios universais. Entre elas, Abdias do Nascimento, ex-político e notório ativista social do movimento negro, e Dom Pedro Casaldáliga, símbolo da luta pelo direito à terra.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer