Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
![]() Divulgação | ![]() |
Com inscrições abertas até 2 de maio, a versão 2007 da premiação é sobre o tema “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”. Podem se inscrever projetos de extensão universitários, que busquem melhores condições de obtenção de renda e trabalho para as comunidades, considerando impactos sociais e ambientais das ações do projeto. A cada edição a iniciativa premia 10 projetos.
Nos últimos três anos, dentro dos 30 projetos executados, foram mobilizados 450 estudantes e 99 professores e beneficiadas mais de 1.500 pessoas diretamente. Segundo a coordenadora técnica da UniSol, Daniela Lemos, o objetivo que permeia o concurso desde o início é “incentivar os universitários a olharem a realidade social”.
Para esta edição o Concurso apresenta algumas novidades. “Tivemos o aumento do recurso, que foi de R$ 20 mil para R$ 40 mil. O prazo de execução foi ampliado para 12 meses. E para o próximo ano vamos reavaliar os projetos, que poderão ser renovados por mais um ano”, anuncia a coordenadora.
Dos 10 projetos premiados em 2006, oito continuam em execução nas comunidades. A possibilidade de renovação, com novo aporte de recursos, tem permitido o envolvimento mais profundo das partes, da mesma forma que reforça os laços de cooperação. Outro destaque é poder demonstrar que, com comprometimento, é possível mudar a realidade social do país.
Nesta década de estrada, Daniela Lemos conta as mudanças pelas quais o concurso passou. “Começamos [em 1996] premiando estudantes e professores e seus estudos de campo. Só em 1999 mudamos o formato do concurso para projetos apresentados pelas universidades, com edital e tudo”, lembra. Ela ainda destaca que esses projetos “de fato contribuem para mudar a realidade de uma comunidade, assim como para o crescimento pessoal dos estudantes”.
A UniSol pretende conseguir a ampliação do número de projetos selecionados, pois a demanda é cada vez maior. “Selecionar só 10 projetos é muito complicado. Especialmente, com tantas propostas boas”, lamenta Daniela Lemos. A coordenadora acredita que o concurso permitiu o crescimento de todos e, sobretudo fez com que “a universidade olhasse a comunidade de maneira diferente e não como um laboratório de estudos”.
Mais informações sobre o concurso, edital completo e inscrições em www.espacorealuniversitarios.com.br/campanha/unisolv2/home.shtm.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer