Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original:
Um dos pesquisadores brasileiros que contribuíram para o 4° Relatório de Avaliação do IPCC, o engenheiro elétrico e pesquisador da Coppe/UFRJ Emilio La Rovere disse nesta terça que mudar o posicionamento dos EUA é o principal desafio internacional para frear significativamente o aquecimento global. "O maior desafio atual é mudar a posição do governo norte-americano. Se os EUA vierem a adotar uma posição semelhante à dos países europeus, isto já será um passo significativo rumo à solução do problema", afirmou o doutor em Técnicas Econômicas, Previsão e Prospectiva.
La Rovere se refere ao compromisso assumido pelos países da União Européia de reduzir em 20% suas emissões de carbono até 2020, podendo subir esta meta para 30%, se outros países desenvolvidos concordarem em se comprometer.
O 4° Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) está sendo divulgado em etapas desde fevereiro, já tendo causado comoção mundial ao comprovar a interferência do homem no aumento da temperatura do planeta e ao projetar impactos extremos, caso nada seja feito.
Dois volumes já foram divulgados. A Rets fez matérias a respeito: Febre alta (sobre o primeiro volume) e Impacto profundo: novo relatório sobre o clima (sobre o segundo). O próximo será divulgado na próxima sexta, dia 4. A Rets publicará matéria sobre este último estudo na própria sexta.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer