Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
A Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, fez a entrega o primeiro lote do anti-retroviral genérico Efavirenz à diretora do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão. O Efavirenz, produzido pelo laboratório indiano Aurobindo, foi comprado pelo governo brasileiro por meio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e em breve estará disponível na rede pública de saúde para as 75 mil pessoas que vivem com o HIV e usam o medicamento como parte do tratamento. Até janeiro de 2008, serão entregues outros quatro lotes do Efavirenz, que, somados ao medicamento já recebido, totalizará cerca de 13,5 milhões de comprimidos. O número é suficiente para atender a seis meses de demanda pelo medicamento.
Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o licenciamento compulsório do Efavirenz. O UNICEF e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a pedido do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, compraram na Índia a versão genérica do medicamento produzido pelo Aurobindo. As compras pelo UNICEF e pela OPAS serão suficientes para suprir a demanda brasileira pelo Efavirenz em 2007. Apenas neste ano, a aquisições do medicamento em sua versão genérica vai proporcionar uma economia de mais de US$ 30 milhões aos cofres públicos.
No Brasil, estima-se, ao todo, que haja 600 mil pessoas vivendo com o vírus da Aids, sendo 240 mil mulheres. Nos últimos anos, houve uma queda importante no número de casos de transmissão vertical (durante a gestação, o parto ou pelo aleitamento materno), mas o número de casos entre mulheres e, principalmente, entre adolescentes negras cresce mais rápido do que entre outros grupos populacionais. Em todo o mundo, o UNICEF coordena a campanha "Unidos com as crianças e os adolescentes – unidos vamos vencer a Aids!". No Brasil, o apoio ao programa nacional em ações de prevenção e o apoio na compra dos medicamentos é uma das ações do UNICEF, no marco da campanha mundial. Mais informações no UNICEF Brasil, com Rachel Mello pelo telefone (61) 3035-1947 ou pelo e-mail rmello@unicef.org e Pedro Ivo Alcantara pelo número (61) 3035-1983.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer