Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), formada por organizações da sociedade civil, associações médicas, comunidades científicas, ativistas e pessoas interessadas em coibir a expansão da epidemia tabagista, vai realizar duas iniciativas para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).
No dia 27 de agosto, das 13h30min às 17h, no auditório da CETESB (Av. Professor Frederico Hermann Jr, 345, Alto de Pinheiros, São Paulo) acontece o seminário “Controle do Tabaco e a Sociedade Civil Organizada – Enxergando Além da Ponta do Iceberg”. O objetivo é abordar tabagismo a partir de seu contexto sócio-ambiental – perspectiva pouco utilizada na referência ao assunto. O debate vai abordar a relação entre o controle do tabaco com temas como meio ambiente, justiça social, igualdade, promoção da saúde, prevenção, ética, responsabilidade, direitos do consumidor, educação e informação, entre outros. Além desses, o seminário também vai tratar sobre a Responsabilidade Social Empresarial e a Indústria do Tabaco, a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, e a questão da fumicultura. As vagas são limitadas e a presença deve ser confirmada pelos telefones (11) 3284-7778 ou (11) 3284-2456 ou pelo e-mail actbr@actbr.org.br.
No dia seguinte, 28, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto do Jacareí, 100, 8º andar), haverá o lançamento de uma iniciativa que pretende fazer de São Paulo a primeira cidade brasileira com todos os ambientes fechados 100% livres de fumo. Trata-se da Campanha “São Paulo Respirando Melhor” cujo objetivo é contar com apoio de todas as pessoas para que bares e restaurantes, boates, e outros setores da indústria da hospitalidade respeitem a Lei 9.294/96 que proíbe o fumo em ambientes fechados. O instrumento legal segue diretrizes do Primeiro Tratado Internacional de Saúde Pública, promovido pela Organização Mundial de Saúde, que visa proteger freqüentadores e, especialmente, trabalhadores/as de locais fechados contra o tabagismo e o tabagismo passivo.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer