O Instituto Alana e o Ministério do Meio Ambiente lançaram na última semana de outubro o caderno “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”. Trata-se de uma cartilha sobre a relação entre consumismo infantil e sustentabilidade com dicas e sugestões para pais e educadores, com o objetivo de ajudá-los a trabalhar com as crianças a diferença entre o “querer” e o “precisar”, além de abordar temas como sustentabilidade, descarte e consumo. O material também traz alguns dados preocupantes sobre a influência da publicidade no consumismo infantil. Dados do Ibope mostram que, hoje, as crianças passam mais de cinco horas por dia na frente da televisão. E que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de TV, monitoradas às vésperas do Dia das Crianças de 2011, foram direcionados ao público infantil (Alana/UFES). O livreto é o terceiro volume da série Cadernos de Consumo Sustentável, publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Durante 2013, o Ministério da Educação deverá distribuir 70 mil exemplares da obra; o Ministério do Meio Ambiente, 10 mil e a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), mais 15 mil em todo o território brasileiro. O documento está disponível para download no site do Instituto Alana.
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