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Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades

Autor original: Viviane Gomes

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Será realizada, de 13 a 16 de fevereiro de 2008, em Porto Alegre (RS), a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades – Inovação democrática e Transformação social para cidades inclusivas no século XXI. O evento pretende proporcionar um ambiente de reflexão, discussão e apresentação de experiências sobre a temática do desenvolvimento de cidades, englobando iniciativas de inovação democrática e transformação social. O encontro está organizado em quatro temas centrais: Direito à Cidade [políticas locais sobre direitos e responsabilidades dos cidadãos]; Governança e Democracia em Cidades [experiências inovadores de gestão e participação democrática]; Desenvolvimento local em Cidades; e Sustentabilidade e Cidade-Rede. Esses temas se desdobram em assuntos transversais, oferecendo espaço para debates sobre questões de gênero, pobreza, juventude, imigração, trabalho informal, meio ambiente, violência, entre outros.

Ao todo, serão cerca de 400 horas de atividades, distribuídas nos quatro dias do evento, com mesas de abertura, conferências magnas, oficinas e painéis, comunicações e minicursos. Para os organizadores, o ponto alto da conferência será a discussão sobre a criação de um inventário sobre boas práticas de governança e indução ao desenvolvimento local em cidades inclusivas.

A CMDC 2008 é uma promoção das Prefeituras de Porto Alegre e Roma (Itália), juntamente com o Ministério das Cidades, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Confederação Nacional de Municípios (Brasil), com o apoio da UNESCO, UN-HABITAT, Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] e Banco Mundial [BIRD], em parceria com Cidades e Governos Locais Unidos [CGLU], Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações [FLACMA], Observatório Internacional de Democracia Participativa [OIDP], Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa [CISDP], Centro Internacional de Gestão Urbana [CIGU], Alianças de Cidades/Cities Alliance, Associação Internacional de Prefeitos Francófonos, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul [FAMURS], RED DETE-ALC, EXPO BRASIL Desenvolvimento Local, Observatório das Metrópoles, Oficina Municipal, Instituto Brasileiro de Administração Municipal, ¿Bogotá Cómo Vamos?, Governance International e de diversas instituições nacionais, internacionais e agências multilaterais.

A inscrição para o evento custa, até o dia 20 de novembro, R$ 150,00; depois dessa data até o dia 20 de dezembro, passa para R$ 200,00. O formulário de inscrição, detalhes sobre a programação e demais informações estão disponíveis em www.cmdc2008.com.br. Informações com Jandira Feijó, da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, pelo e-mail jandirafeijo@smgl.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289-3629.

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