Você está aqui

Ações governamentais de combate à AIDS

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

A ONG pernambucana Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero reúne em Recife, nos dias 28 e 29/11, ativistas de direitos humanos e AIDS de 16 países para avaliar o cumprimento dos compromissos que os governos assumiram em 2001, nas Nações Unidas, para controlar a expansão do HIV/AIDS. A reunião é parte de um projeto coordenado pela Gestos, e patrocinado pela Fundação Ford, que capacitou só neste ano 285 organizações da sociedade civil na América Latina, Caribe, Ásia e África para monitorar os resultados da 26ª Sessão Especial das Nações Unidas [UNGASS] sobre o combate ao HIV/AIDS, focando nas metas acordadas para melhoria da saúde sexual e reprodutiva das mulheres. Os países são: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, México, Belize, Nicarágua, Peru, África do Sul, Quênia, Uganda, Tailândia, Indonésia, Índia e Ucrânia.

O diretor do Programa de Inteligência Estratégica para os Países do Programa de HIV/Aids das Nações Unidas [Unaids], Luiz Loures, participará do encontro e falará sobre o novo Relatório Global de AIDS, divulgado no dia 20, com o mais recente panorama da epidemia de Aids em escala global. No documento, a ONU indica que 33,2 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV em todo o mundo. No Brasil, essa estimativa fica em torno de 620 mil pessoas.

Relatórios

Os países que assinaram o documento da UNGASS enviam à ONU relatórios parciais sobre o cumprimento - ou não - das metas estabelecidas. A orientação da Unaids - descumprida pela maioria dos países - é que os chamados Relatórios País sejam construídos com a participação da sociedade civil. O Relatório Sombra é um relatório paralelo, elaborado pela sociedade civil sem a participação dos governos. Para 2008, pela primeira vez, a ONU aceitará formalmente os relatórios da sociedade civil, abrindo um precedente forte e favorável dentro da organização.

Serão enviados os relatórios sombra de cada um dos 16 países presentes à reunião no Recife.

O projeto da Gestos é patrocinado pela Fundação Ford e tem apoio da UNAIDS, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e CICT (Centro Internacional de Cooperação Técnica).

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer