Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
Poética da Percepção é o nome da exposição que traz trabalhos de 19 artistas consagrados, que podem ser percebidos com os cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar, atingindo tanto o público em geral quanto as pessoas com deficiência. A exposição reúne gerações de artistas brasileiros, dos séculos XIX ao XXI, que se dedicaram à aprendizagem de uma poética dos sentidos, ou seja, de como as pessoas percebem a estética através dos sentidos.
No “passeio sensorial” pelo circuito de exposição, o espectador explora o olfato em obras como a de Hélio Oiticica, com seu Bólide, um saco recheado com café, remetendo à cor da escuridão e ao aroma da fruta; a audição, em peças como a arquitetura de conchas de Amélia Toledo, que se torna uma espécie de “instrumento musical natural”; o tato, em esculturas com materiais de texturas diversas como a de Victor Brecheret; e o paladar, em obras como a de Eliane Prolik, uma máquina que oferece esculturas comestíveis (balas que se amoldam no céu da boca).
A Galeria Vivo fica na Avenida Dr. Chucri Zaidan, 860, Térreo, Morumbi, São Paulo. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h. Informações com Carolina Pires pelo telefone (11) 7420-2728 ou pelo e-mail carolina.p.ferreira@vivo.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer