Você está aqui

Conservação Internacional seleciona profissional para consultoria

Autor original: Viviane Gomes

Seção original: Apresenta as oportunidades, vagas, bolsas para os profissionais do Terceiro Setor

A Conservação Internacional está buscando um/a consultor/a para completar a equipe de trabalho do projeto "Paisagens Produtivas no Brasil", com formação em Agronomia ou Biologia e mestrado em Gestão Ambiental, Economia Agrícola ou área correlata; experiência de dois a cinco anos em trabalhos em agricultura; e conhecimento dos processos da produção agrícola, das cadeias de suprimentos e das características e suscetibilidades ambientais dos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica. Também é desejável que a pessoa tenha facilidade para trabalhar junto ao setor privado e com organizações da sociedade civil. É necessário ter conhecimento de mercados de produtos agrícolas e alimentícios; familiaridade com as características ambientais do Cerrado e da Mata Atlântica; entendimento dos conceitos ambientais usados pela entidade no planejamento de paisagens (Corredores de Biodiversidade, Key Biodiversity Areas [KBA´s], Alliance for Zero Extinction [AZA´s], Serviços Ambientais, Áreas Prioritárias para a Conservação da Diversidade Biológica do MMA, entre outros); capacidade de atuar em sistema de consultoria de forma independente, realizando pesquisas de campo, relatórios e documentos técnicos especializados; ampla rede de contatos relevantes ao desenvolvimento do trabalho; e proficiência em inglês.

A consultoria será responsável pela pesquisa, análise e interpretação de informações referentes à caracterização da cadeia de suprimentos de empresa-alvo multinacional do setor alimentício instalada no Brasil, para vários produtos agrícolas (cacau, café, açúcar, trigo e castanha-do-pará), evidenciando a produção e os impactos ambientais associados de seus fornecedores. Os estudos deverão ser produzidos na forma de relatórios técnicos dos impactos e medidas de mitigação da cadeia. Além disso, o/a consultor/a deverá mapear as aquisições de produtos agrícolas indicados pela empresa-alvo; pesquisar e identificar as características ambientais e socioeconômicas das municipalidades onde se encontram os fornecedores da empresa-alvo, caracterizando a tipologia das unidades produtoras; analisar a sobreposição dessas áreas com áreas críticas para a biodiversidade e serviços ambientais; mapear a cadeia de suprimentos para cada produto e analisar atividades e atores-chave; analisar a opinião pública associada com as atividades e os atores relacionados à cadeia de suprimentos em artigos, blogs, informes da sociedade civil ou governo; identificar e analisar riscos associados com a cadeia de suprimentos, além de fornecer exemplos de melhores práticas implementadas, se existirem; identificar oportunidades para mitigar/minimizar os riscos identificados e otimizar benefícios, desenvolvendo notas conceituais que caracterizem todos os produtos; participar na elaboração dos relatórios e estudos finais da cadeia produtiva e seus impactos e relevância para a conservação da biodiversidade constantes da estratégia de conservação da CI-Brasil.

O contrato terá vigência de três meses após a assinatura. Qualquer extensão do contrato se dará por acordo mútuo entre a consultoria e a CI-Brasil. O valor bruto total do trabalho será de R$ 16.000,00, divididos em três parcelas. Todos os custos relacionados com a consultoria (visitas de campo, viagens, despesas de alimentação etc.) já estão inclusos no valor total.

Interessados deverão enviar, até 30 de janeiro, currículo; carta explicando detalhadamente como cumpre com as exigências apresentadas para o perfil de consultor; e três referências profissionais citando endereço, telefone e e-mail. Os documentos podem ser postados para Paulo Gustavo do Prado Pereira e Alexandre de Almeida Prado, no endereço: SAUS, Qd.3, Lt.2, Bl.C, Edifício Business Point, salas 715-722, CEP: 70.070-934, Brasília (DF). Para remessa eletrônica, os e-mails são p.prado@conservacao.org e a.prado@conservacao.org.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer