Você está aqui

Segurança pública e cidadania

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

Fruto de uma parceria entre a Flacso e o Viva Rio, o curso de pós-graduação lato sensu "Segurança Pública e Cidadania" está com inscrições abertas até o dia 28 de maio. A capacitação começará no dia 12 de junho, contabiliza um total de 360 horas/aula, e acontecerá às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h, com intervalo para almoço, na sede do Viva Rio (Rua do Russell, 76, Glória, Rio de Janeiro).

O objetivo da iniciativa é capacitar agentes do sistema de segurança pública e do sistema criminal do estado do Rio de Janeiro a exercerem suas atividades profissionais a partir da compreensão de seu papel na sociedade que, sobretudo, deve se nortear pelos valores e atitudes de respeito à dignidade humana, tolerância e valorização da diversidade dos indivíduos no que diz respeito à etnia, classe, gênero e sexualidade, assim, compatibilizando a eficiência no combate à criminalidade com o respeito ao cidadão.

A idéia principal é o aprimoramento e a modernização do sistema de segurança, através da valorização da democracia e de uma cultura de paz. Estão na pauta do curso temas como: colaboração entre corporações policiais; gestão integrada e ação unificada de segurança pública; medidas preventivas à violência e criminalidade; inteligência policial; necessidade da ação repressiva e suas conseqüências; participação da sociedade no estabelecimento de prioridades para o policiamento local, na colaboração com a polícia e na fiscalização contra desvios de conduta de agentes de segurança pública; padrões modernos de segurança pública democrática e eficiente; entre outros.

Para servidores públicos da área de segurança pública e sistema penal do estado do Rio de Janeiro, que forem aprovados no processo seletivo, o curso é gratuito; aos demais, o investimento mensal será de R$ 200,00. A participação é destinada a profissionais com nível superior e o processo seletivo é composto por análise curricular, carta de intenções, prova escrita e entrevista. As pessoas interessadas devem apresentar currículo (modelo Lattes) e a carta de intenção na sede do Viva Rio até o dia 24 de abril. A carta de intenções deve conter: os motivos por que se quer participar do curso; a disponibilidade efetiva para assistir às aulas e realizar tarefas acadêmicas, como leitura de textos, consultas bibliográficas, participação em seminários e conferências, todas de cunho obrigatório; as temáticas relevantes ao seu trabalho bem como sua importância.

A prova escrita ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril. Informações pelo telefone (21) 2555-3750, pelo site www.comunidadesegura.org ou pelos e-mails ceduardo@vivario.org.br e andrea@vivario.org.br, aos cuidados de Carlos Eduardo.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer