Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
A Fundação Tide Setubal, com atuação na região de São Miguel Paulista, na zona leste da cidade de São Paulo (SP), trabalha com desenvolvimento local sustentável, fortalecendo instituições e buscando contribuir para o empoderamento da população local, através de atividades com jovens e famílias que convivem com altos índices de vulnerabilidade social. A entidade está divulgando a pesquisa "Emprego Informal na Região de São Miguel Paulista/Zona Leste".
O trabalho foi motivado pela necessidade de se produzir informações sobre o trabalho informal entre a população adulta que participa do programa Ação Família São Miguel, realizado em parceria com o Instituto Alana e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, e que promove o desenvolvimento local atendendo 300 famílias em situação de alta vulnerabilidade social.
O número relativamente pequeno de pessoas desempregadas (que não realizam nenhuma atividade remunerada) demonstra, segundo o estudo, que os/as entrevistados fazem parte da economia da cidade em seus diversos setores (cadeia produtiva, comércio e serviços). Mas enfatiza que a melhoria das condições locais não depende, portanto, de uma política de geração de empregos e sim de uma melhoria dos tipos de trabalho que são oferecidos nas periferias.
Mais do que mapear o acesso ao trabalho e renda nos territórios, o trabalho identifica outros fatores característicos da informalidade como a superexploração do trabalho, a irregularidade dos ganhos, a subocupação, a ausência de direitos e a exclusão previdenciária.
Mais informações sobre a entidade e sobre a pesquisa estão no site http://www.ftas.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer