Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
O município de Barueri, na região oeste da grande São Paulo, tem 274 mil habitantes e apresenta, de acordo com o II Censo da Pessoa com Necessidades Especiais, realizado pela APAE Barueri, uma realidade comum em todo o território nacional: a maioria das pessoas com deficiência não trabalha, não pratica esportes e não tem acesso ao lazer e à cultura. Metade dos jovens com necessidades especiais entre 16 e 20 anos não freqüenta o ensino médio e 25% das crianças com deficiência entre 5 e 15 anos não estão matriculadas no ensino fundamental. A idéia é que, a partir desses dados, seja possível elaborar políticas públicas mais eficazes e orientar a ação e os projetos das organizações não-governamentais.
O estudo teve apoio da Petrobras, Sabesp, IBGE, Promotoria de Justiça e Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) e reuniu 195 profissionais. Foram visitados 60.472 domicílios em todos os bairros da cidade e um questionário básico foi aplicado em 42.895 casas (71% do total). Em 2.298 residências onde se constatou a presença de pessoas com necessidades especiais foi aplicado um questionário específico que levantou o perfil sócio-econômico e de saúde desse segmento da população. A pesquisa demandou quatro meses de entrevistas e mais meio ano de tabulação e análise, entre 2006 e 2007.
O relatório final mostra que: em cada 16 habitantes, um tem necessidades especiais; mães de duas em cada cinco pessoas com deficiência não realizaram exame pré-natal; 25% das pessoas com deficiência adquiriram essa condição durante o período de gestação ou no parto; uma em cada 10 pessoas com deficiência trabalha; a renda média mensal das famílias que não possuem pessoas com deficiência é de 2,6 salários mínimos, enquanto a família com algum membro nessa condição tem uma renda média mensal de 2,1 salários mínimos; três, em cada cinco pessoas com deficiência, adquiri medicamentos controlados ou de uso contínuo na rede pública de saúde; e a deficiência física e a deficiência múltipla representam a maioria dos casos (58,7%).
Mais informações pelos telefones (11) 4198-5364 e (11) 4198-4010 ou pelo e-mail apae@apaebarueri.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer