Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
O dia 29 de agosto é uma data nacional na agenda do movimento de lésbicas. Ela vem se constituindo a mais de uma década e incorporando atividades diversas, pautando a liberdade de expressão da identidade afetivo-sexual de mulheres lésbicas como forma de romper com a heterossexualidade obrigatória.
Nessa data, em todo país, a Liga Brasileira de Lésbicas [LBL] - articulação nacional formada por lésbicas e bissexuais - promoverá atividades culturais e diálogos com a sociedade. Essas ações têm como objetivo fortalecer a autonomia das mulheres, lutar pela liberdade de expressão e pelo direito à construção das identidades afetivo-sexuais.
No Recife e em Olinda, a LBL discute a vivência lésbica com rodas de conversa, fotografia, filmes, literatura e música. No dia 28 de agosto, às 14h, haverá uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco, que discutirá o tema Lésbicas e Família. De 29 agosto a 5 de setembro, será possível confereir a exposição "Existência Lésbica", da fotógrafa Mariana Pessah, no Centro de Cultura Luiz Freire [CCLF] (Rua 27 de Janeiro, Carmo, Olinda, PE).
Em 29 de agosto será realizada uma roda de diálogo no Ombuds PE - projeto do Centro de Cultura Luiz Freire - com a participação de jornalistas de três veículos locais sobre o tema “Lésbica e Mídia”, às 18h. O CCLF vai exibir, em 5 de setembro, às 16h30, o filme "Fire", primeiro da trilogia Fire, Earth, Water (fogo, terra, água), realizada pela cineasta indiana Deepa Mehta, que aborda a questão de casamentos arranjados e relações afetivas frias.
Às 18h, será a vez do lançamento do livro "Malena y el mar". Na obra, a autora joga com a ficção, elementos autobiográficos e com o recurso reflexivo da arte e da rebeldia e tantos elementos da transformação social. Entre amores e reflexões sobre sua realidade e sobre o papel e o sentido da fotografia, Mariana Pessah constrói uma novela cheia de riquezas. E a discotecagem "Mulheres cantam", com a DJ Claudia Geovana, começará às 19h.
Mais informações com Rosário de Pompéia pelo telefone (81) 9959-1357.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer