Você está aqui

Mudanças climáticas - prioridade nacional

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

O tema das mudanças climáticas entrou definitivamente na agenda dos diferentes atores sociais no Brasil. Cientistas, empresários, ONGs e sociedade civil, mídia, governo e congressistas consideram "alta" a relevância do tema. Todos os setores ouvidos pelo ISER* (Instituto de Estudos da Religião) defendem que as mudanças climáticas representam uma das questões mais importantes e estratégicas do nosso tempo. Os representantes dos setores entrevistados demonstraram ainda interesse em "assumir seu papel" diante da questão das mudanças climáticas. A íntegra do documento está em www.iser.org.br.

Os pesquisadores ouviram a opinião de 210 pessoas consideradas líderes em seus respectivos segmentos. A pesquisa é uma iniciativa do ISER. Foi feita entre janeiro e maio de 2008 com o apoio da Embaixada Britânica. "Trata-se de um estudo sobre o nível de informação, engajamento, visões e percepções dominantes de 30 líderes em cada setor selecionado em relação o tema das mudanças climáticas" explica a cientista social do ISER, Samyra Crespo, coordenadora da pesquisa.

Para os entrevistados, as mudanças climáticas são um fato científico incontestável e seus impactos afetarão todos os segmentos da sociedade, especialmente a população pobre. Embora considerem que tenham pouco conhecimento sobre o assunto, as principais lideranças apresentam os dados do último relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas [IPCC] como o divisor de águas na formação de uma opinião consistente sobre o assunto.

Segundo os entrevistados, os impactos sociais das mudanças climáticas deverão levar a uma reformulação nas políticas públicas com enfoque na redução das desigualdades e conservação de recursos hídricos.

Fonte: Instituto de Estudos da Religião [Iser]

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer