Autor original: Viviane Gomes
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O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente acaba de lançar sua mais nova campanha de conscientização, cujo tema é o desperdício de alimentos. A abordagem das peças tem linguagem semelhante à da publicidade do varejo e alerta o consumidor para o fato de que uma grande parcela do que se compra em alimentos vai direto para o lixo. As peças foram criadas pela agência Leo Burnett e encaminhadas a diversos veículos de comunicação, em kits com os arquivos já nos formatos apropriados para veiculação.
A iniciativa surgiu da constatação de que, no Brasil, aproximadamente um terço de todos os alimentos comprados em uma casa é desperdiçado. Junto com eles, todas as suas embalagens, toda a água e energia usadas na sua produção, todo o CO2 emitido em sua produção e transporte, etc são também jogados fora, gerando inúmeros impactos negativos para a sociedade, a economia e o meio ambiente. O número é ainda mais alarmante quando pensamos que estamos em um país onde 14 milhões de pessoas vivem em domicílios com insegurança alimentar grave (fonte: IBGE, 2004). O objetivo da campanha é alertar os brasileiros sobre este fato e mostrar que é possível mudar este quadro por meio de pequenos gestos diários, que serão divulgados pela mídia com base em sugestões do Akatu.
Peças
As peças já desenvolvidas incluem um comercial de TV e cinema com duração de 30 segundos, um spot de rádio de 45 segundos, anúncios para revista e jornal, banners online em diversos formatos e um hotsite (www.akatu.org.br/sites/desperdicio). A agência e o Akatu estudam, ainda, a produção de sacolas de algodão cru com as mensagens da campanha e de adesivos para os caminhões de lixo na cidade de São Paulo. Outros projetos prevêem merchandising em programas de TV e parcerias com veículos de comunicação para a produção de programetes de rádios e editoriais em sites, com o objetivo de informar sobre o problema e dar dicas de como evitar o desperdício de alimentos.
A linguagem das peças assemelha-se à dos anúncios de ofertas especiais do mercado varejista, ressaltando, no entanto, o desperdício dos produtos que vão para o lixo. Com a chamada ‘Olha que loucura!’, são exibidas imagens de frutas, hortaliças, carnes e laticínios estragados, ao lado do preço de cada produto. O objetivo é impactar o consumidor, traduzindo monetariamente o quanto é desperdiçado em alimentos. No comercial de TV, um garoto propaganda diz ao consumidor: ‘Quer comprar mais? Muito, muito, muito mais? Então dá só uma olhada nessas ofertas!’.
As peças vêm acompanhadas de dicas para evitar o desperdício (ex.: conferir a data de validade do produto; preferir os que trazem menos embalagem e, portanto, geram menos lixo) e do endereço do site do Instituto Akatu (www.akatu.org.br) para mais informações.
Aceitação do público
A campanha foi avaliada junto a um público interessado em responsabilidade social, composto por grupos de homens e mulheres entre 18 e 35 anos. Em todos os públicos testados, foi comprovado que a campanha impacta e causa reações emocionais, pois as pessoas conseguem se perceber vivenciando experiências semelhantes na rotina de suas casas. Os consumidores se identificam com as cenas de desperdício, admitem que agem dessa maneira, consideram que a sociedade é responsável por mudar esse cenário e sentem-se impelidos a deixar de desperdiçar. A pesquisa concluiu que a campanha atinge o objetivo de provocar a reflexão sobre o consumo consciente.
Parcerias
Para sensibilizar os veículos de comunicação a abrir espaço para a veiculação das peças, o Instituto Akatu e Leo Burnett realizaram, em agosto de 2008, um evento que reuniu cerca de 50 profissionais de mídia de emissoras de TV aberta e por assinatura, internet, cinema, rádio, mídia impressa e mídia exterior, aos quais foi apresentada a idéia inicial da campanha.
Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”, traduzindo a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.
FICHA TÉCNICA - FILMES
TÍTULO: Desperdício
CLIENTE: Akatu
PRODUTO: Institucional
DURAÇÃO: 1 x 30”
Diretor de Criação: Ruy Lindenberg
Criação: André Kirkelis / Carlos Schleder
Produtor RTV: Iracema Nogueira / Celso Groba / Fernanda Moura
Atendimento: Isabel Coletta / Rafael Oliveira
Aprovação cliente: Helio Mattar / Heloísa Mello
Produtora: Dínamo
Direção de cena: José Furlan
Atendimento: Maya Montenegro
Diretor de Fotografia: Lucio Cunha
Montagem: Equipe Dínamo
Produção: Equipe Dínamo
Pós Produção: Dínamo Digital
Produtora de Som: Hilton Raw
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