Autor original: Viviane Gomes
Seção original:
Até o dia 30 de março, o Projovem Urbano receberá matrículas de jovens, de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. Com duração de 18 meses, o programa é uma parceria do governo federal com governos estaduais e municipais, que combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de inclusão digital.
Para efetuar a matrícula, é preciso apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento e o histórico escolar, se tiver. Caso não possua histórico, a pessoa fará um pequeno teste apenas para comprovar que sabe ler e escrever.
Os participantes vão receber um auxílio mensal de R$ 100,00 que será pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas.
São mais de 240 mil vagas oferecidas em 71 municípios com mais de 200 mil habitantes e em 20 estados que vão viabilizar a entrada do programa em cidades menores. O Projovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e sua execução fica a cargo do governo estadual ou da prefeitura municipal. Nas cidades com até 200 mil habitantes a parceria do governo federal é feita diretamente com as prefeituras. Já naquelas com população inferior a 200 mil habitantes, essa parceria é realizada com o governo do estado.
Para saber mais sobre as vagas para o Projovem Urbano, assim como sobre os locais de matrícula em cada município, o telefone é 0800 722 7777, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. Mais detalhes podem ser obtidos em www.planalto.gov.br/secgeral.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer