Você está aqui

Coep promove fórum on-line sobre interação de universidades e comunidades populares

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

De 23 a 27 de março, a Rede Mobilizadores Coep [Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida] realizará um fórum on-line sobre o projeto Conexões de Saberes, iniciativa que oferece bolsa a dois mil estudantes de origem popular para ajudá-los a se manter na universidade e os incentiva a desenvolver projetos que atendam as demandas sociais das comunidades onde moram. O convidado será Francisco Marcelo, que integra a coordenação executiva nacional do projeto.

Desenvolvido pelo Observatório de Favelas e o Ministério da Educação em 33 instituições federais de ensino superior (IFES), o Conexão de Saberes promove um diálogo entre a universidade e as comunidades populares, além de desenvolver ações para assegurar a permanência dos estudantes nas universidades. A iniciativa contempla mais de 20 mil pessoas dentro e fora das universidades. Como parte do trabalho acadêmico, os bolsistas atuam nas comunidades, onde fazem diagnósticos sociais, avaliação de políticas públicas e propõem ações afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades federais.

O Fórum será realizado no Grupo Desenvolvimento Sustentável e Comunidades do Mobilizadores e contará também com a participação de alguns desses alunos bolsistas. Para participar do fórum é preciso estar cadastrado no Mobilizadores COEP. Os participantes vão concorrer a um exemplar do livro “Comunicação nos movimentos populares - A participação na construção da Cidadania”, de Cecília Maria Kohling Peruzzo, editado pela Vozes. A obra apresenta uma discussão sobre a comunicação nas comunidades populares e analisa a participação da população na produção, planejamento e gestão dos veículos de comunicação.

Mais informações sobre o fórum ou sobre o Mobilizadores COEP podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352 e no site www.mobilizadores.org.br/coep.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer