Você está aqui

Literatura contemporânea na América Latina é tema de simpósio em São Paulo

Autor original: Viviane Gomes

Seção original:

Será realizado no dia 22 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), o simpósio "Literatura e Identidade na América Latina". O evento é voltado a todos os interessados em aprofundar os conhecimentos acerca das produções literárias contemporâneas do nosso continente. O encontro será das 19h30 às 22h, na Biblioteca Victor Civita (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda). A entrada é franca e não é necessário realizar inscrição prévia.

A partir da segunda metade do século XX, a literatura latino-americana incorpora temas e motivos relacionados à questão de identidade, resultando em obras que retratam estratos diversos da sociedade. Nessa perspectiva, autores dos mais diversos países na América Latina buscaram representar, por meio de seus textos ficcionais e poéticos, a diversidade identitária do continente, bem como os conflitos e as distorções sociais gerados a partir dessa mesma diversidade.

Mesclando um realismo que intensifica a exposição da marginalidade social e um simbolismo que promove o entrecruzamento da esfera mítica à esfera histórica, essa produção literária traduz, contemporaneamente, as perplexidades do homem pós-moderno diante de uma globalização imaginada, como propõe o sociólogo mexicano Nestor Canclini, ao definir os limites do processo de globalização nas sociedades periféricas. O objetivo do simpósio é discutir alguns aspectos do imaginário que compõe o complexo social latino-americano, por meio de sua representação literária, analisando autores e obras da contemporaneidade.

Informações pelo telefone (11) 3823-4780 ou no site www.memorial.sp.gov.br.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer