Autor original: Viviane Gomes
Seção original: Apresenta as oportunidades, vagas, bolsas para os profissionais do Terceiro Setor
Estão abertas as inscrições para a seleção de dois/duas assistentes de pesquisa científica voluntários/as para o Programa Botos do Pará, da Universidade Federal do Pará [UFPA]. As atividades estão focadas em estudos de ecologia e conservação de golfinhos de rio da região da Amazônia, especificamente no município de Oriximiná (PA). Espera-se que os/as candidatos/as sejam graduandos/as de Biologia ou áreas afins, que queiram desenvolver monografias sobre o objeto desse projeto de pesquisa, ou recém-graduados/as em Biologia, Oceanografia, Oceanologia ou áreas relacionadas, e ainda graduados/as que tenham em vista a execução de mestrado. Também é necessário ter alguma experiência de trabalho em locais remotos por longos períodos (sem comunicação com o exterior); foto identificação de cetáceos e registro de comportamento animal (experiência com cetáceos será valorizada); habilidade no uso de câmeras digitais profissionais (SLR), notebooks, desktops, GPS, hidrofones etc.; prática na condução de pequenas embarcações e conhecimentos básicos sobre mecânica, eletricidade e manutenção de motores de popa; habilidade para nadar; proficiência em inglês e espanhol (oral e escrito); noções administrativas e de contabilidade; boas relações interpessoais e facilidade de relacionamento com pescadores/as. Ainda é preciso que os/as candidatos/as tenham disponibilidade e fidelidade para: permanecer, pelo menos, por nove meses em campo (será dada preferência para pessoas que tiverem maior disponibilidade de permanência em campo); executar trabalho de pesquisa diário (exceto aos domingos), sob condições meteorológicas normais ou severas (características da região amazônica); e para elaborar relatórios de pesquisa e de prestação de contas mensais.
O projeto oferece aos selecionados: alimentação (quando na base de pesquisa); alojamento (quando na base de pesquisa); oportunidade de integração no projeto de pesquisa e interagir com outras áreas de pesquisa e pesquisadores; treinamento de pesquisa e de sobrevivência na floresta. Não está prevista qualquer remuneração financeira às pessoas selecionadas (caso o projeto receba novos recursos de seus parceiros, então os/as candidatos/as aprovados/as poderão ser remunerados); e as viagens de e para a base de campo (Oriximiná) serão da
responsabilidade dos/as selecionados/as.
As pessoas que desejarem participar do processo de seleção devem enviar para boto@ufpa.br os seguintes documentos: currículo Lattes atualizado; duas cartas de referência de profissionais ou professores; histórico escolar; carta de motivação, preferências profissionais e disponibilidade de tempo de campo. Os/as aprovados/as deveram fazer uma apólice de seguro de vida pelo tempo de permanência em campo. Detalhes podem ser obtidos pelo e-mail boto@ufpa.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer