Você está aqui

Plenária 2022 do FBOMS

Chamada para a plenária "CFBOMS| 2022onjuntura e oportunidades para lidar com a promoção de direitos fundamentais do meio ambiente equilibrado, de povos indígenas e povos tradicionais no contexto de ameaças e atos de retrocessos na era da emergência climática" promovida pelo Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS). O encontro acontecerá Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022, com início às 19h e término previsto para 20h30 am. 

Em 2022 teremos a oportunidade e desafio de recolocar o país rumo à governança e gestão democrática para a consecução da sustentabilidade, seja valendo-se de instrumentos como os da Agenda 2030 / ODS seja do legado global construído ao longo de décadas em torno dos valores e princípios de sociedades sustentáveis  nas lutas socioambientais e resistências da sociedade em razão das crises da desigualdade, da pobreza, do modelo perverso de produção e consumo, da degradação ambiental etc. Tal legado é resultado de diversos processos, eventos e propostas que, sinteticamente aqui, foram lançados na Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cúpula da Terra ou Rio-92) e no Fórum Global 92; na Conferência sobre o Ambiente Humano e no Fórum dos Povos (Estocolmo 1972); na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e Fórum Ubuntu (Joanesburgo 2002); na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e Cúpula dos Povos (2012) e em dezenas de outros associados ou não ao Ciclo de conferências da ONU nestas três últimas décadas.

O presente encontro objetiva compartilhar análises sobre cenários no Congresso Nacional em 2022 para evitar retrocessos e lidar com os desafios em questões de direitos e políticas socioambientais, de povos indígenas e tradicionais, de participação democrática e governança.

 

Convidado para a Plenária

Rodrigo Agostinho, deputado federal, advogado e ambientalista. Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (2019/2020). Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. Vencedor da categoria Clima e Sustentabilidade do Prêmio Congresso em Foco 2019/2020/2021.
 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer