Nota da Saúde & Alegria, 24-04-2024 (documento completo em anexo em PDF)
No dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, nasceram seus dois primeiros produtos: o óleo de andiroba e a manteiga de cupuaçu! O antigo galpão da ACOSPER (Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará) foi revitalizado num centro multiprocessador de floresta, com usina extratora de óleos, destilador, casa do mel, base para despolpadeira, ajudando a aumentar a renda das aldeias e comunidades ao agregar valor aos produtos que mantém a Amazônia em pé. E no dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, durante a capacitação técnica para operação dos maquinários, começou a produção em caráter experimental. Dá-lhe, povo agroextrativista do Oeste do Pará!
“A extração do primeiro óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu emocionou os extrativistas de comunidades manejadoras do Oeste do Estado do Pará.” (…) “Com o aumento do regime de produção, óleos vegetais, mel de abelha, frutas e sementes serão alguns dos itens a serem comercializados por meio do Ecocentro, que reunirá a produção das cadeias produtivas da sociobiodiversidade da região do Baixo Amazonas. Na usina, os participantes aprenderam a processar óleos de andiroba e manteiga de cupuaçu, com possibilidade de extrair óleos de murumuru, tucumã, piquiá, açaí, patauá, dentre outros.”
“A gente está gente está dando start no processo de produção de óleos e manteigas aqui da cooperativa. Está sendo feita a entrega dos equipamentos, testes de produção e já com cálculos de produção, e rendimento, todo o potencial de fabricação da cooperativa. De um modo geral, poderão ser processadas todas as sementes e oleaginosas da Amazônia” - William Lima, instrutor da oficina.
“É muito gratificante pra gente quando a gente leva essa alegria pro povo desse povo tão interessado. Os empreendimentos são dos cooperados. A gente tem esse prazer, sabe, de trazê-los aqui. Então, isso pra nós é muito importante, sabe. Então, essa visibilidade que a gente tem, né, de poder estar absorvendo esses produtos que tem na natureza que a gente nunca teve oportunidade” - José Maria Santos, vice-presidente da Acosper.
“O Ecocentro vai ligar todas as nossas atividades. A ideia é que a matéria-prima, cupuaçu, andiroba, tb saia dos SAF’s que estão sendo implantados nas comunidades pra serem beneficiados aqui” - Laura Lobato, engenheira florestal do Projeto Saúde e Alegria.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer