Você está aqui

Um berço para mães, pais e filhos

Autor original: Paulo Henrique Lima

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

Com o objetivo de criar uma juventude conscientizada, preparada e com apoio para enfrentar esse tipo de situação, o Grupo de Educadores Negros de Marília (GEN) criou o Projeto Berço. A iniciativa ainda está sendo desenvolvida, através de pesquisas feitas nas escolas do município de Marília e da coleta de depoimentos de mães adolescentes. O grupo ainda está em busca de financiamento para possibilitar a realização do projeto.

A idéia dessa iniciativa surgiu em meio às discussões do GEN sobre a problemática escolar. "Chegamos à conclusão de que era preciso fazer um projeto grandioso, que abrangesse tanto as adolescentes-mães, os adolescentes-pais e as crianças que futuramente chegarão às classes de ensino regular com problemas causados por uma gravidez não planejada", conta Claudia Regina Vieira, pedagoga do GEN.


Segundo a coordenadora, as idades das mães variam de 15 a 17 anos, sendo que muitas dessas adolescentes de 17 anos já estão passando pela segunda gravidez. A maioria das meninas que abandonam os estudos por causa da gravidez são negros, oriundas de bairros periféricos, que vivem em famílias desestruturadas. Para sobreviver, em geral, trabalham em subempregos.


O projeto pretende promover uma conscientização dos jovens a respeito do risco e das responsabilidades de uma gravidez precoce. Mas pretende também oferecer um acompanhamento de mães e pais adolescentes, para que eles enfrentem a situação sem abandonar a escola ou se isentar das responsabilidades de pais.


"Para tanto, será organizado um berçário na escola, onde o adolescente estudaRÁ, se responsabilizará pelo bem-estar de seu filho e receberá orientações sobre o tratamento das crianças, além de receber orientações para agir no mercado de trabalho", diz Claudia. Inserir esses jovens no mercado através de parcerias com empresas e instituições também faz parte do Projeto Berço.


Assim, o projeto prioriza a educação e formação do indivíduo. Há também uma preocupação com a constituição de uma família por parte desses adolescentes: "Queremos proporcionar o resgate da família, como uma instituição sólida e muito importante para o desenvolvimento dos filhos", explica Claudia.


 
















Dados do IBGE


O IBGE acaba de lançar a publicação "População Jovem no Brasil", que reúne dados sobre o perfil do jovem brasileiro entre 15 e 24 anos:
- a mulher brasileira tem filhos muito cedo: 7,2% ficam grávidas entre 15 e 17 anos;
- quase metade das mães adolescentes não completaram o 1° Grau;
- no Sudeste, 12,3% da população com mais de 15 anos tiveram filhos e no Nordeste, 13,6% nessa faixa de idade já é mãe.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer