Você está aqui

Preservação do meio ambiente via Internet

Autor original: Paulo Henrique Lima

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

A cada clique, R$ 0,15 são revertidos para instituições ambientais. Essa novidade faz parte do site Ecosolidariedade, lançado dia 14 de julho. A iniciativa é da empresa International Eletronic Trade (IE-T), especializada em empreendimentos na Internet. O objetivo do Ecosolidariedade é dar aos internautas a possibilidade de agir em defesa do meio ambiente.

Por enquanto, o único patrocinador do site é a IE-T e a princípio as doações vão beneficiar a WWF-Brasil e a SOS Mata Atlântica. Futuramente, os recursos repassados para os projetos serão captados com outros patrocinadores do site. O Instituto Herbert Levy, uma ong parceira do IE-T, é responsável pela gestão e repasse dos recursos às organizações beneficiadas.


Para se cadastrar, basta ir no site e enviar projetos para avaliação. "Estamos recebendo inúmeros projetos que serão pré-selecionados por um comitê executivo formado por ecologistas especializados, que vão verificar a importância e legitimidade dos projetos", diz André Arruda, coordenador de comércio da IE-T Brasil.


No Ecosolidariedade os internautas podem clicar em projetos que receberão 20% do total de doações. Além disso, um comitê executivo determina quais projetos ficam com 50% dos recursos. Os 30% restantes são divididos entre as outras iniciativas. O site oferece ainda o programa Ecomilhagem, em que os internautas cadastrados concorrem a viagens e a "kits ecosolidariedades", compostos por uma camiseta, um boné e um chaveiro.


A iniciativa é voltada apenas para projetos localizados no Brasil. "Essa escolha foi feita por causa da importância do ecossistema do país e também pela presença de grande parte da floresta amazônica em território nacional", explica André. Em breve, o site estará disponível em cinco línguas além do português: inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.


Antes de ser lançado oficialmente, o site esteve sob fase de teste por um mês e nesse período foi eleito o melhor site de ciência e ecologia pelo Studio Web - site educativo voltado para professores e pesquisas escolares.
















Clickfome


O site Clickfome foi criado em novembro do ano passado. Desde então já foram feitas mais de 900 mil doações. O site recebe cerca de 130 mil visitas por mês. Os recursos são revertidos para campanhas da Ação da Cidadania. O Clickfome foi considerado o melhor site na categoria Ações Sociais, pelo prêmio I-Best.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer