Você está aqui

Ong especializada em autismo oferece capacitação

Autor original: Paulo Henrique Lima

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor






O próximo curso será entre os dias 23 e 27 de agosto, em São Paulo.


A capacitação é oferecida em período integral e custa R$ 120 por pessoa. Dependendo do número de pessoas por turma, o pagamento pode ser feito em até três vezes sem juros. O valor dá direito a quatro refeições e uma apostila. A hospedagem fica por conta do participante.


O curso consta de parte teórica e prática. Profissionais da AMA contarão experiências de atividades desenvolvidas com os autistas e falarão sobre o melhor método de lidar com eles. Além disso, os participantes trocarão informações entre si e entrarão em contato com o dia-a-dia dos alunos nas salas de aula e nas oficinas da AMA. Por fim, poderão testar os conceitos passados durante a capacitação, montando uma aula real, sob a supervisão dos profissionais da associação.


A AMA foi criada em 1983 por pais de crianças autistas que queriam fazer algo para melhorar a qualidade de vida de seus filhos. Até então, não existia nenhuma pesquisa ou tratamento para a síndrome no Brasil.


O principal objetivo da AMA é proporcionar aos portadores da doença mais do que um internato, uma babá ou medicações. Pensando nisso, a instituição começou a desenvolver pesquisas sobre a síndrome.


A AMA tem cursos agendados também para os períodos de 20 a 24 de setembro, de 25 a 29 de outubro e de 22 a 26 de novembro. Os interessados devem ligar para (11) 5920-8995, (11) 5920-8018 ou mandar uma mensagem com as seguintes informações: nome, telefone, endereço completo, profissão e motivo de interesse na capacitação.


Os interessados em contribuir com a AMA podem se oferecer para trabalhos voluntários ou para efetuarem doações. Para ser um voluntário basta mandar uma mensagem descrevendo habilidades e disponibilidade de tempo. Para contribuir financeiramente com a associação, os interessados podem ligar gratuitamente para o Disk Autismo - 9000-933. A doação é de R$ 3,00 e será debitada da conta telefônica. Caso queira contribuir com mais, basta ligar para (11) 270-2363 ou fazer uma doação on-line através do site da instituição. Outra opção é fazer um depósito no Bradesco, agência 0423-5, conta corrente 53300-9 ou no Itaú, agência 0775, conta corrente 17770-2.















Estatísticas do autismo



  • O autismo atinge 15 pessoas em cada 10 mil nascimentos.
  • As estatísticas apontam para um total de 235 mil autistas no Brasil.
  • A síndrome atinge principalmente pessoas do sexo masculino, numa proporção de quatro homens para uma mulher.
















  • O que é o autismo?


    O autismo é uma doença grave e crônica, que compromete o desenvolvimento normal de uma criança. Costuma se manifestar antes do terceiro ano de vida. Todos os sintomas ocorrem devido à lesão e à diminuição no ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico. Os portadores da doença apresentam reações anormais quando ouvem, vêem, sentem, tocam e degustam. A linguagem é atrasada ou não se manifesta. O relacionamento com as pessoas, objetos ou acontecimentos é vivido de uma maneira não usual, o que leva a crer que exista um comprometimento orgânico do sistema nervoso central. Não há características físicas marcantes nos autistas. Porém, por ter suas capacidades comprometidas, podem apresentar a expressão vazia de um portador de deficiência.


    Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer